Direto da China: algumas lições dos tempos de dominação

Crédito: tes.com

A China, durante séculos, foi o centro comercial de boa parte do mundo. Sua riqueza e prosperidade civilizacional atraíram diversas monarquias europeias, além da Rússia Czarista e do Japão, no período de expansão imperialista. Em especial, ingleses e franceses, que na época, objetivaram ampliar seus domínios para os continentes africano e asiático.

Isso ocorre, justamente, durante a nova fase de acumulação capitalista, com o processo industrial e científico auxiliando na busca por controle de terras estrangeiras. Desta forma, diversas táticas como a introdução de drogas como o ópio, ao fomento de atividades econômicas novas para a região, à real submissão das autoridades e exploração dos trabalhadores chineses a Europa fez com que a China passasse pelo período considerado de maior humilhação histórica do país.

A cidade de Shanghai, referência comercial da época, foi um dos centros deste triste período, em que a capitulação da Dinastia Qing levou a um conflito civil entre senhores de guerra, consequentemente controlados pelas potências europeias. O jornalista Hélio Rocha, correspondente do site Brasil 247 no país asiático, traz uma explanação de algumas questões desta épocas da história da China. Veja mais detalhes no vídeo abaixo, que faz parte da série “Direto da China”, transmitida pela TV 247.  

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: