Rigor na Dinastia Chosun

Crédito: https://www.geulmaru.co.kr

A Dinastia Chosun, também conhecida como Choseon, Choson ou Joseon, existiu na península coreana entre 1392 e 1897. Observamos durante essa dinastia o fortalecimento dos ideais confucionistas e doutrinas que marcaram profundamente a sociedade coreana. Durante a dinastia Chosun, os ideais confucionistas fortaleceram 남아선호사상 (preferência por filho homem), 남녀칠세부동석 (homem e mulher depois dos 7 anos não devem dormir juntos), e 남녀칠세불공식 (homem e mulher depois dos 7 anos não devem comer juntos.

Justamente por esse motivo, muitos coreanos consideram a Dinastia Chosun uma das dinastias mais rigorosas. As mulheres da alta sociedade raramente saíam de casa e usavam 장옷 ou 쓰개치마 para esconder o rosto quando precisavam sair.

Hanbok encurtou na Dinastia Chosun

Como vocês podem ver no desenho abaixo, a blusa que chegava na altura da cintura no século 16 ficou tão curta que no século 19 mal conseguia cobrir o sovaco. Bastava levantar o braço para a pele aparecer. Mas por que a blusa ficou tão curta? Curiosamente a blusa curta estava na moda entre as gueixas coreanas por ser considerada extremamente sexy. E essa moda acabou sendo difundida entre as mulheres comuns, chegando a atingir até a alta sociedade.

Crédito: http://news.chosun.com

Peitos a mostra

A blusa do hanbok que acabou ficando mais curta no século 19, deu origem a uma briga que ainda está muito longe de acabar… Há uma briga entre os coreanos por causa de algumas fotos tiradas por estrangeiros durante a Dinastia Chosun. Os estrangeiros que tiraram as fotos durante a Dinastia Chosun achavam esse hanbok curtinho provocante, já que qualquer descuido da mulher deixava parte do peito aparecer. Há relatos de que bastava a mulher carregar um vaso de água na cabeça que dava para ver parte do corpo dela.

“Alguns coreanos acreditam que as fotas das mulheres com o peito a mostra foram manipuladas, enquanto outros acham que era um costume da época”. Crédito: https://www.geulmaru.co.kr

Alguns coreanos acham que as fotos onde aparecem as mulheres com o peito a mostra foram manipuladas. Enquanto que outros coreanos acham que era um costume da época. Alguns coreanos defendem que durante a Dinastia Chosun, o peito era visto apenas como uma “mamadeira”, por isso não havia motivo para a mulher sentir vergonha. Enquanto outros coreanos alegam que as fotos foram manipuladas para denegrir a imagem da antiga Coreia.

Os historiadores ainda não entraram num acordo, por isso curiosamente os estudantes coreanos não aprendem na escola que as mulheres da Dinastia Chosun que davam luz a um menino costumavam andar com o peito à mostra. Dar luz a um menino era considerado motivo de grande orgulho, já que esse menino preservaria o nome da família.

E por fim…

Mas quem sou eu para concluir algo que ainda está em discussão entre os historiadores coreanos. Mas deixe-me contar só uma coisinha… A foto a seguir é a escultura da Virgem Maria usando hanbok (roupa tradicional coreana), carregando o menino Jesus nas costas e que está na Embaixada da Coreia em Vaticano. Essa escultura de 2 metros da Virgem Maria é uma obra do escultor Oh Chae-Hyun. Observe que a Virgem Maria está carregando o menino Jesus nas costas e tem um vaso de água na cabeça. Ah, se você prestar mais atenção no hanbok (roupa tradicional coreana) verá que o peito está a mostra.

Juliana Oh

Iniciou os estudos de administração de empresas na Universidade de São Paulo (USP) e se formou na Yonsei University em Seul, capital da Coreia do Sul. Tradutora, legendadora e intérprete de coreano há 20 anos.

2 comentários em “Rigor na Dinastia Chosun

Adicione o seu

  1. É por isso que sempre achei que eu tive uma vida passada e foi na Coreia porque tenho duas filhas e amamentei a mais velha até os 8 anos e a mais nova até os 5 e nunca tive vergonha de colocar meu peito pra fora para dar de mamar as minhas filhas fosse qualquer lugar.
    Amava amamentar.
    Suzy Aquino
    Canal da Omma

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading