4º Festival de Cinema dos BRICS realiza mostra de filmes feitos por estudantes de cinema

Crédito: Facebook 4° Festival de Cinema dos BRICS.

Entre os dias 3 e 6 de outubro, o 4º Festival de Cinema do BRICS, realizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em cooperação com a Prefeitura Municipal de Niterói, apresentará uma mostra especialmente dedicada a filmes realizados por alunos de cursos de cinema de universidades dos cinco países que compõem o grupo – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Conforme informado pela assessoria do evento, serão 40 curtas e um longa-metragem, a serem exibidos no cinema Reserva Cultural, e também em sessões itinerantes. 

A mostra apresenta um belo conjunto de filmes com essa liberdade de experimentação e essa liberação dos modelos do mercado que os filmes produzidos no contexto de escolas costumam ter”, diz o professor Douglas Resende, que assina a curadoria, com Mariana Siqueira e Rachel Aranha. A programação está, em parte, conectada ao programa de residência artística que também será oferecido no contexto do festival, organizado por uma equipe composta pelo professor Cezar Migliorin e pelos três curadores. “Alguns selecionados para a residência também tiveram filmes selecionados para a mostra, então vai haver esse trânsito entre uma atividade e outra”, completa Douglas.

Crédito: ATribuna RJ.

Para ter acesso aos filmes, a equipe contou com o apoio fundamental do Centre International de Liaison des Ecoles de Cinéma et de Télévision (Cilect) e a colaboração de vários professores de cinema dos cinco países. “Outra parceria importante foi com a produtora Balafon, que nos cedeu uma cópia de ‘Crônicas sul-africanas’ para uma sessão especial desse belo filme”, diz Douglas. Único longa-metragem da mostra, “Crônicas sul-africanas” é uma produção de 1978 realizada na África do Sul pelo coletivo Ateliers Varan, considerado uma experiência transformadora no ensino de cinema documental.  A mostra contará com duas sessões itinerantes, uma com filmes de escolas da Rússia, Índia, China e África do Sul, e outra com filmes de alunos da UFF. Para conferir a programação desta mostra, acesse o site do 4° Festival de Cinema do BRICS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: