Em novembro, UFRRJ recebe palestra sobre os eventos de K-POP realizados em SP e RJ

Crédito: Programa de Pós-Graduação em História da UFRRJ.

No dia 7 de novembro, às 13h, na Sala 2 do programa de pós-graduação em história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rodovia BR 465, Km 07, s/n Zona Rural, campus Seropédica, ocorre a palestra “Beyond Japanese Pop Lenses: o circuito das coreanidades pop e seus eventos culturais/musicais em SP e RJ“, ministrada pela doutora e mestre em comunicação pela programa de pós-gradução da Universidade Federal Fluminense (UFF), Krystal Urbano. Ela que também é coordenadora do Asian Club (Estudos de Mídia/UFF) e pesquisadora vinculada ao MídiaÁsia da UFF. Esta iniciativa faz parte do cronograma da disciplina optativa “Visões da Ásia: histórias, culturas e novas mídias”, coordenada pela Patricia Souza de Faria. A entrada é gratuita e não necessita de inscrição prévia. 

A palestra tem por objetivo geral discutir sobre o papel central dos eventos culturais/musicais relacionados ao pop sul-coreano na constituição de um sólido circuito de interesse em torno das expressões midiáticas do pop “asiático” no Brasil. A partir de um olhar radiográfico em torno da tríade composta pelas convenções e eventos de fãs; os shows e espetáculos “ao vivo” de música pop “oriental”; e as festas noturnas e matinês realizadas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

“É de meu interesse apontar como se dá o ‘consumo da experiência’ contemporânea com o pop japonês e sul-coreano nas ocasiões presenciais desses eventos culturais/musicais. A cartografia com inspiração etnográfica realizada entre 2014 e 2017 evidenciou como as relações interculturais acontecem nos espaços urbanos e virtuais, entre os fluxos globais e locais, e pelas quais podemos visualizar as diferentes forças e atores que impulsionam e regem atualmente a difusão do fenômeno da Japão Mania da Onda Coreana em nosso país”, salienta a especialista.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading