Dica Intertelas: “A Grande Guerra Patriótica dos Soviéticos”, obra será lançada em dezembro no Rio

Crédito: RT.com

No dia 5 de dezembro ocorrerá no auditório do Senge-RJ, localizado na Avenida Rio Branco, N° 277, 17° andar, às 18:30, o lançamento, debate e venda  do livro “A Grande Guerra Patriótica dos Soviéticos” (2019). A Segunda Guerra Mundial, o conflito militar mais violento do século XX, ainda é um acontecimento histórico que precisa ser muito explorado e, principalmente, desmistificado.

A bibliografia ocidental segue hegemônica, especialmente no Brasil. “A Grande Guerra Patriótica dos Soviéticos” (2019) nasce como continuação das pesquisas feita por um grupo de pesquisadores e pesquisadoras de nosso país que aprofundam este debate, enfatizando a importância da posição da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas na coalizão anti-hitleriana.

O conflito no front ocidental normalmente é reduzido à Batalha da Inglaterra e ao Desembarque da Normandia. Quando se aborda o front oriental ou o papel da União Soviética é sempre com um viés de crítica, deslegitimação e tentativa de fazer equivalência entre soviéticos e nazistas. Em tempos de revisionismo histórico, tenta-se apagar cada vez mais o papel da URSS na libertação da Europa, diante de uma busca em minimizar a crueldade do nazismo e reabilitar colaboracionistas. A contraposição à esse movimento também é parte da batalha de idéias.

Nesse contexto, outras obras do grupo de pesquisa já lançadas como “Aço Vermelho: O Segredo da Vitória Soviética na Segunda Guerra Mundial” (2014), “Sobre a Grande Guerra Patriótica” (2016) e “A Segunda Guerra Mundial e seus momentos decisivos” (2017) buscam aprofundar esta temática que ainda é pouco refletida, discutida e mesmo conhecida no Ocidente. Seu resgate  vem sendo aos poucos feito com sucessivo lançamento de trabalhos e eventos sobre o assunto dentro da atual década ao redor do mundo.

Organizado por Francisco Carlos Teixeira da Silva, João Cláudio Platenik Pitillo e Ricardo Quiroga Vinhas, o livro reúne em seus capítulos importantes trabalhos de outros autores e autoras como Alessandra Scangarelli Brites, Eden Pereira Lopes da Silva, Ivan Cavalcanti Proença, Luis Eduardo Mergulhão Ruas, Mariana Magalhães Barreto Leite da Silva e Vinícius Ramos

O livro custará R$ 40,00 e poderá ser adquirido em espécie ou por cartões de crédito e débito. Serão vendidos neste dia também outras obras feitas pelo grupo, como o livro recentemente lançado pelo doutorando em História Política Vinícius Ramos, “Páginas Verdes de uma Imprensa Marrom” (2019); “A Segunda Guerra Mundial e seus momentos decisivos” (2017); e “Sobre a Grande Guerra Patriótica” (2016).

Edição jornalística 

Alessandra Scangarelli Brites 

Jornalista (PUCRS), escritora, tradutora e pesquisadora vinculada ao MidiÁsia (Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática e Contemporânea da UFF). Especialista em Política Internacional (PUCRS) e Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais (UFRGS). Além de jornalista, trabalhou como assistente de produção em algumas empresas de cinema do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: