A contribuição de Kim Il Sung para a África

Crédito: Centro de Estudos da Política Songun Brasil.

Em julho de 2019, foi publicado no site The Herald, um dos maiores jornais do Zimbábue, um artigo chamado “Kim Il Sung’s contribution to Africa”. Por sua importância histórica, o Centro de Estudos da Política Songun Brasil, parceiro da Revista Intertelas, traduziu o artigo que você confere abaixo.

A África, que esteve sob comando colonial e era uma base de suprimento de petróleo e outros materiais, um lugar onde o atraso e a pobreza prevaleciam, está agora se tornando um continente desenvolvido em sua trajetória de independência, um continente que está conquistando a prosperidade pelos seus próprios esforços. Olhando para a nova África, os povos reconhecem com profunda emoção a nobre obrigação internacional com a qual o Presidente Kim Il Sung indicou, por meio da Ideia Juche, o caminho a seguir para alcançar a causa da independência da Humanidade e prestou assistência material e espiritual ao povo africano em sua luta pela independência nacional e construção de uma nova sociedade.

O Presidente Kim Il Sung levou até a vitória a luta pela independência nacional em diversos países na África. Quando o povo argelino, que ergueu pela primeira vez a luta armada anti-imperialista e anticolonial no continente africano (e era chamado como “o último refúgio” dos colonialistas após a Guerra da Coreia nos anos 1950), ele prestou apoio ativo à linha da luta armada promovida pela Frente de Libertação Nacional da Argélia. O país recebeu ajuda material enviada à luta e a Coreia expressou firme solidariedade com o povo argelino. Quando o governo provisório da República da Argélia foi estabelecido, o governo da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) reconheceu-o à frente de outros países e estabeleceu relações diplomáticas.

Kim Il Sung e Samora Machel em Pyongyang, 1971. Crédito: http://www.mozambiquehistory.net/

Em maio de Juche 64 (1975), ele fez uma visita histórica à distante Argélia, abrindo um novo capítulo para o fortalecimento do Movimento dos Não-Alinhados e o desenvolvimento de relações de amizade e cooperação com os países africanos, aprofundando os sentimentos de fraternidade entre as lideranças e povo do país. A luta de libertação nacional do povo moçambicano está associada à assistência internacional enviada por Kim Il Sung.

Nos anos 70, a luta de libertação nacional em Moçambique enfrentou uma série de dificuldades. Enquanto procurava uma saída, Samora Moises Machel, presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e comandante-chefe das forças de libertação, visitou a RPDC em setembro de 1971 para ver o presidente que havia derrotado duas potências imperialistas.

Ao encontrá-lo, Kim Il Sung instruiu que ele não deveria perder a iniciativa em batalha, por mais desesperado que o inimigo possa estar. Ele também indicou os caminhos e meios para a luta, aproveitando sua rica experiência na Luta Armada Anti-japonesa. Em seu retorno para casa, Machel trabalhou como Kim Il Sung havia instruído: construindo as forças internas da Frelimo, criando bases secretas de guerrilha em florestas escondidas e atacando o inimigo através dessas bases, sempre tomando a iniciativa em batalha. No dia de proclamar o fim das centenas de anos de domínio colonial pelos imperialistas e a total independência de seu país, Machel disse:

Como o grande herói camarada Kim Il Sung indicou o caminho que devíamos seguir, fomos capazes de cortar as correntes que prenderam nossos antepassados e nossas pernas, libertam-se do destino da escravidão e cumprimentam a libertação; vamos estender os sentimentos de gratidão, juntamente com os de nossos antepassados, a ele“.

A avenida mais bonita da cidade de Maputo leva o nome do Presidente Kim Il Sung como uma forma de homenagem. Robert Mugabe, presidente do Zimbábue, é um daqueles que aprendeu a verdade de ferro da luta revolucionária com o presidente Kim Il Sung. Tendo iniciado uma luta armada pela libertação e independência de seu país, Mugabe visitou a RPDC pela primeira vez em maio de 1978.

Depois de esclarecer as maneiras detalhadas de acelerar a vitória final da luta revolucionária do povo do Zimbábue, Kim Il Sung disse a ele que prestaria assistência ao povo do país até que saíssem vitoriosos na luta armada. Ele então abraçou Mugabe e o presenteou com um relógio e uma pistola de ouro inscritos com sua assinatura, além de materiais de vestuário sofisticados, dizendo que no dia da vitória ele deveria aparecer diante do povo em trajes de estadista, não em uniforme militar.

Quando Mugabe, depois de alcançar a independência de seu país, visitou Pyongyang por ocasião do VI Congresso do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Il Sung prometeu a ele que teria um exército que poderia garantir a estabilidade de seu governo construído, e então enviou uma delegação ao Zimbábue. A delegação ajudou a construir em um curto espaço de tempo o exército zimbabuense fiel ao partido no poder e ao povo. Mugabe chamou isso de a segunda vitória na revolução.

Entre o final da década de 1960 e o início da década de 1970, o Presidente Kim Il Sung garantiu que grandes quantidades de armas, munição, alimentos, remédios e moeda forte fossem fornecidos gratuitamente ao povo angolano em sua luta pela libertação nacional. Foi promovida também assistência para o treinamento dos combatentes da libertação de Angola. Quando Angola foi lançada em um tumulto interno após conquistar a independência, ele enviou grandes quantidades de suprimentos militares ao governo angolano para o desenvolvimento e a vitória de suas forças armadas.

O Presidente Kim Il Sung prestou a maior assistência ao Egito sempre que enfrentavam grandes dificuldades, incluindo o envio de aviadores coreanos ao Egito durante a Guerra de Outubro de 1973. A luta de libertação nacional do povo de Uganda no leste do continente e da Namíbia na costa atlântica também estavam associadas à assistência prestada pelo presidente Kim Il Sung. É preciso conhecer o camarada Kim Il Sung de forma correta se quisermos vencer na revolução! Essa foi uma liminar que estava em voga no continente africano.

No continente africano, que estava sofrendo sob a repressão imperialista, o movimento de libertação nacional varreu os países coloniais como um incêndio e a luta dos povos para construir uma nova sociedade independente lançou o terror nos corações das grandes potências. O Presidente Kim Il Sung prestou apoio irrestrito, tanto material quanto moral, aos países africanos em seus esforços para construir uma nova sociedade. Ele costumava dizer às autoridades: “podemos ter que apertar nossos cinturões e encontrar mais dificuldades em nosso país, mas devemos prestar um apoio sincero aos países africanos, a fim de que eles alcancem completa independência política e econômica das nações imperialistas e se sustentem sozinhos”.

Crédito: Centro de Estudos da Política Songun Brasil.

Em meados da década de 1970, a convite do Presidente, seu colega togolês Etienne Gnassingbe Eyadema chegou à Pyongyang, liderando uma grande delegação. Durante as conversas, o convidado perguntou-lhe sobre a preciosa experiência que a RPDC adquiriu sob sua liderança. Com um sorriso largo, ele explicou em detalhes como os trabalhadores coreanos fabricaram um trator com base no princípio da autoconfiança nos dias do pós-guerra e como eles desenvolveram o país em um Estado industrializado socialista, independente, autônomo e autossuficiente na defesa nacional, guiados pela Ideia Juche. Ele enfatizou que se não conseguir construir uma economia independente administrada por seus próprios recursos, tecnologia e quadros, nenhum país poderá frustrar a pressão econômica dos imperialistas e defender sua independência política no longo prazo.

Ele acrescentou que a autossuficiência econômica é a base da independência política, elogiando o governo togolês por nacionalizar os recursos naturais do país. Mais tarde, ao saber que havia poucos quadros nativos no Togo, ele mandou autoridades coreanas de setores relevantes para a missão de construir uma escola para treinar funcionários do partido e dar assistência técnica a projetos de irrigação. Foi assim que a Escola Superior do Partido do Povo Togolês, com uma área total de 15.000 metros quadrados, foi instalada em Lomé, às margens do Golfo da Guiné, na África Ocidental. A escola serviu de base para o treinamento de funcionários competentes necessários para a construção de uma nova sociedade.

O Presidente Kim Il Sung mostrou grande preocupação pelo Egito, Tanzânia e muitos outros países africanos que estavam lutando para aumentar suas capacidades nacionais e construir uma nova sociedade. O seguinte aconteceu em março de 1981, quando o presidente da Tanzânia, Julius Nyerere, visitou Pyongyang. Ele disse ao presidente Kim Il Sung sobre a produção agrícola em seu país e solicitou ajuda neste setor. Aprendendo que a irrigação e as bombas de água eram a sua principal preocupação, o Presidente Kim Il Sung disse: “podemos oferecer grandes bombas, mas no futuro você deverá fabricá-las por si.” Então ele visitou uma fábrica de bombas de água junto com o convidado. Enquanto olhava a fábrica, ele contou como foi construída e atualizada. Lá, ele prometeu ajudar a Tanzânia na construção de uma fábrica desse tipo.

Avenida que leva o nome do líder coreano em Maputo, capital de Moçambique. Crédito: R da Silva/DW.

A Coreia prestou ajuda para aumentar a produção agrícola do país, além de enviar toneladas de alimentos. Naquele dia, um membro da delegação da Tanzânia disse com profunda emoção: “outros chefes de Estado buscariam lucro com a venda de suas bombas de água; o Presidente Kim Il Sung percorreu uma longa distância para mostrar a fábrica e encorajou a cuidarmos de nós mesmos; nada é maior que isso; o que precisamos agora é aprender com o espírito de autoconfiança do povo coreano“.

Certa vez, um presidente de Madagascar disse: “outras nações deram alguns peixes quando estávamos com fome. Isso significava que deveríamos confiar neles também no futuro. No entanto, meu irmão Presidente Kim Il Sung ensinou a pescar. Assim, ele ajudou com que a obtivéssemos peixes sozinhos quando precisássemos deles.”

Sob a preocupação de Kim Il Sung, foram construídos institutos de pesquisa em agricultura na Tanzânia e na Guiné e técnicos coreanos foram enviados ao continente para fornecer cooperação técnica com a produção agrícola local. Com um sentimento de respeito pelo Presidente Kim Il Sung, o presidente guineense nomeou o instituto inaugurado em seu país em janeiro de 1982 de Instituto de Ciência Agrícola Kim Il Sung.

O Presidente Samora Machel (à esquerda) e Kim Il-sung cumprimentando-se calorosamente em Pyongyang durante uma visita nos anos 80. Crédito: http://www.mozambiquehistory.net/

Estruturas criadas em várias partes do continente, sob os cuidados do líder coreano, contam sua benevolência para o povo africano: a Fábrica de Tijolos Arusha na Tanzânia, um estádio em Zanzibar, uma gráfica no Benin, uma usina hidrelétrica na Etiópia, o Palácio Nacional na Guiné, o Instituto de Ciência Agrícola Chollima na Tanzânia, instalações de irrigação na Tanzânia, Etiópia, Moçambique, Ruanda e outros países, a fazenda experimental Juche em Gana, a fazenda experimental de amizade na Zâmbia, o prédio do governo de Lesoto, o prédio do parlamento da República Centro Africana, um teatro ao ar livre e torre revolucionária em Burkina Faso, um salão de cultura em Benin, o Estádio da Unidade na Vitória, na capital de Seychelles.

Kim Il Sung vive para sempre nos corações do povo africano como seu grande salvador, verdadeiro amigo e mentor benevolente. Com seu nobre senso de obrigação internacional, o Presidente Kim Il Sung deu ajuda material e apoio moral aos povos africanos em seus esforços para alcançar a independência de seus países e construir uma nova sociedade diante de grandes provações e dificuldades. Sempre que se deparava com dificuldades na luta para recuperar a independência de seu país, o presidente namibiano Sam Nujoma visitava Pyongyang e procurava o conselho de seu benevolente mentor, presidente Kim Il Sung. Em setembro de 1992, depois de alcançar a independência de seu país e assumir o cargo de Presidente da Namíbia, ele fez uma visita oficial a Pyongyang, liderando uma delegação de alto nível. Ele expressou seu agradecimento ao Presidente Kim Il Sungpor ajudar o povo da Namíbia.

O presidente de Uganda, Yoweri Museveni, visitou Pyongyang várias vezes para conhecer o presidente Kim Il Sung. Este último deu-lhe conselhos para alcançar a independência nacional e construir uma nova sociedade. Ele resolveu todos os problemas levantados pelo hóspede e, especialmente nos anos 80, enviou grandes quantidades de material militar e médico para Uganda. Mais tarde, ele prestou apoio, material e moral ao povo de Uganda em seus esforços para garantir a paz e a estabilidade e construir uma nova sociedade.

O Presidente Kim Il Sung recebe delegação da África em Pyongyang, Coreia. Crédito: Centro de Estudos da Política Songun Brasil.

Por ocasião do décimo aniversário da morte do presidente Kim Il Sung, o presidente de Uganda visitou a embaixada da RPDC em seu país e colocou uma coroa de flores diante de seu retrato. Então ele disse:

O Presidente Kim Il Sung foi o salvador do povo africano que nos deu uma ajuda positiva na sua luta de libertação nacional; em particular, ele prestou ajuda material e apoio moral ao povo de Uganda em sua luta pela independência e desenvolvimento; vamos lembrar dele para sempre”.

Ainda hoje, muitas personalidades de partidos políticos, organizações e instituições públicas na Guiné, Mali, Zimbábue, Burkina Faso, Nigéria e outros países africanos têm os retratos do Presidente Kim Il Sung pendurados nas paredes de seus escritórios, salas de conferências, salas de aula, bibliotecas ou casas para prestar seus respeitos ao homem inigualável. É evidenciado pelo evento especial que ocorreu em 15 de abril de 1995 na Nigéria. No evento, o título de Chefe de “Anyanwu” (Sol), o primeiro do gênero na Nigéria, foi concedido a Kim Il Sung. Esteve presente o rei da comunidade Umozi.

Pedindo a um oficial da RPDC que levasse o certificado do título, roupa, colar, pulseira, bastão, chapéu e trono do chefe a Kim Il Sung, o rei disse: “um grande homem é imortal com sua grande ideia. Minha comunidade jura solenemente em nome do rio Níger e da terra de nossos antepassados ​​em que confiaremos e seguiremos para sempre o grande Presidente Kim Il Sung como o Sol, de uma geração para a outra.” No dia seguinte, a Sociedade Nigeriana do Sol foi formada em reflexo do desejo do povo nigeriano de sustentar o Presidente Kim Il Sung como o sol eterno.

Egípcias leem livro sobre o Presidente Kim Il Sung. Crédito: Centro de Estudos da Política Songun Brasil.

Comitês para lembrar o presidente Kim Il Sung foram organizados um após o outro em Gana, Angola, Togo, Zimbábue, Zâmbia, República Democrática do Congo, Guiné, Guiné Equatorial e outros países africanos. Recordando com profunda emoção as virtudes nobres e as obrigações internacionais estimadas pelo presidente Kim Il Sung, Obiang Nguema Mbasogo, presidente da Guiné Equatorial, Lansana Conte, ex-presidente da Guiné, Alpha Oumar Konare, ex-presidente do Mali e ex-presidente da Comissão da União Africana , e outros chefes de estado e figuras proeminentes na África, disseram por unanimidade que o povo africano considera como sua obrigação moral e honra lembrar o Presidente Kim Il Sung, que fez uma contribuição tangível à causa da independência global, e entregar suas façanhas a posteridade.

O fórum regional on-line sobre o Presidente Kim Il Sung e o desenvolvimento independente da África em 8 de julho de 2014 convidou os líderes dos países africanos que desejam prosperidade nacional e desenvolvimento independente a aprender com o Presidente Kim Il Sung, o sol do século 20, corajoso por enfrentar com força as dificuldades e provações dos imperialistas através da Ideia Juche. Este artigo trata de alguns fatos registrados na história do grande Sol Kim Il Sung, que se dedicou a implementar a causa da libertação nacional anti-imperialista dos povos progressistas em todo o mundo.

Fiel às intenções dos grandes líderes Kim Il Sung e Kim Jong Il, o Partido do Trabalho da Coreia e o governo da RPDC continuarão a expandir e desenvolver relações de amizade e cooperação com os países africanos. O povo africano nunca esquecerá as façanhas imortais de Kim Il Sung registradas na história da luta de libertação das nações coloniais e da construção de uma nova sociedade em seu continente.

Fonte: Texto originalmente publicado no site Centro de Estudos da Política Songun.
Link direto: https://cepsongunbr.com/2020/06/12/a-contribuicao-de-kim-il-sung-para-a-africa/

Tradução de Gabriel Tanan
Vice-Presidente do Centro de Estudos da Política Songun Brasil (CEPS-BR)

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading