Organização russa impulsiona projeto e divulga trabalho de artistas plásticos do BRICS em página no Facebook

Obra de Adarsh Sinha. Crédito: Facebook do projeto “Arte sem fronteiras”.

No ano da presidência russa do BRICS em 2020, a BRICS – Mundo das Tradições lança o projeto online multilateral “BRICS: unidade na diversidade da arte”, com o objetivo de aproximar os povos da aliança neste setor cultural. Para tanto, a página “Arte e Cultura sem Fronteiras” foi aberta no Facebook para impulsionar a iniciativa.

Nela, serão apresentadas obras artísticas e decorativas de artistas talentosos e bem-sucedidos dos países do BRICS – vencedores de concursos internacionais de belas-artes! Segundo Liudmila Sekatcheva, presidente da BRICS: Mundo das Tradições, em 2021, a organização também implementará na Índia o projeto cultural e educacional “BRICS: unidade na diversidade”, no qual participarão artistas cujos trabalhos poderão ser encontrados nesta página.

Atualmente o público visitante pode encontrar obras de Adarsh ​​Sinha, artista indiano, bacharel e mestre em belas artes pela Universidade de Delhi, parceiro da instituição, que criou a página na web e irá preenchê-la com o trabalho de artistas e mestres. Também é possível conferir as obras de talentosos artistas russos do Centro de Criatividade Aplicada e Artística do distrito de Kimrsky, região de Tver, na Rússia – participantes da competição indianaTogether Against Coronavirus through Art”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A arte é a mais alta manifestação do poder humano”, já dizia Liev Tolstoi. Segundo a organização russa: “o grande papel da arte é a aproximação dos povos entre si, sua amizade e cooperação. Desde os tempos antigos, essa área de atividade humana atua como um elo entre países e indivíduos inteiros. Um exemplo impressionante de como a arte visual contribui para a aproximação das pessoas pode ser uma pintura famosa que apela a valores universais e é conhecida por quase qualquer pessoa, independentemente da nacionalidade…

…É especialmente digno de nota que muitos exemplos de arte não apenas ressoam no coração de pessoas de diferentes culturas, mas também se tornam o ímpeto para um estudo mais aprofundado da mentalidade, língua estrangeira e tradições. Os cinco povos que constituem o BRICS são muito diferentes em muitos aspectos, de modo que tais projetos artísticos visam, sem dúvida, uni-los”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Conforme menciona a presidente Sekatcheva, esta iniciativa será a terceira ação internacional em larga escala da BRICS – Mundo das Tradições. Anteriormente, ocorreram as expedições de pesquisa cultural do programa “Grandes Professores do BRICS”, que objetivou aproximar as cinco nações com base em valores morais de alguns de seus grandes líderes e o programa literário e histórico “Povos dos BRICS: dedicado aos heróis da guerra”.

Este último projeto almeja preservar a memória histórica da participação destes países na Segunda Guerra Mundial, divulgar a luta de seus cidadãos contra o fascismo e proteger a verdade dos fatos históricos contra o revisionismo que vem ocorrendo atualmente, em especial no ocidente, em razão de interesses políticos escusos. Para conferir as obras de arte do “Arte e Cultura sem Fronteiras”, acesse a página do projeto no Facebook

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: