TV BRICS apresenta documentário sobre Durban, o local associado a Mahatma Gandhi na África do Sul

Museu de Mahatma Gandhi em Durban. Crédito: Mister Walker Project.

Foi na África do Sul e não na Índia que Mahatma Gandhi desenvolveu suas ideias filosóficas de não-violência (ahimsa), aplicadas no ativismo social e na luta pela independência da Índia. Esse fato é um dos destaques do documentário “Know your Durban ” (“Conheça sua Durban”), onde ele viveu e atuou. O documentário é da Durban TV, parceira internacional de mídia da rede TV BRICS,  filmado durante a quarentena. Foi exibido na Rússia pela primeira vez no dia 31 de julho pelos canais Rostelecom network e Prodvizhenie

O filme apresenta Inanda, um local próximo a Durban, associado com o pacifista Mahatma Gandhi , que viveu na África do Sul mais de 20 anos ( de 1893 a 1914). Foi naquele país que Gandhi desenvolveu suas primeiras ideias filosóficas do Satyagraha (força e verdade), sobre a luta não-violenta pela independência da Índia. Foi uma reação à crescente discriminação contra os indianos pelos colonizadores britânicos.

Gandhi (no centro) em Durban. Crédito Wikimedia Commons.

A chegada de trabalhadores indianos na África do Sul deu-se a partir de 1860, mas eles passaram a terem seus direitos suprimidos depois, com aplicação de impostos altos, retirada do direito de votar e obrigação de carregar sempre um documento de identificação, além de não terem o direito de viajar nos mesmos compartimentos dos brancos em trens. Este foi um famoso episódio na vida de Gandhi: quando ele foi expulso do vagão da primeira-classe, reservado aos brancos.

Hoje, Gandhi figura em segundo lugar na lista de figuras destacadas da África do Sul, após Nelson Mandela,  mesmo não tendo nascido naquele país, e sim na Índia. O filme foi realizado completamente durante o lockdown na África do Sul devido à pandemia do Coronavírus. As filmagens contaram com o apoio das autoridades de turismo local. A equipe da Durban TV trabalhou segundo todas as normas de segurança e muitas locações do documentário parecem ter sido especificamente fechadas para as filmagens. Alguns dos pontos selecionados para aparecer foram fechados três meses antes do início das filmagens.

O documentário mostra algumas das atrações na arquitetura de Durban, a mistura de estilos, a cultura, o cenário urbano, o artesanato, as artes e a história da KwaZulu-Natal. Devido à pandemia, os locais filmados, geralmente cheios de turistas, estavam vazios, daí a atmosfera calma, explicou Doreen Theys, produtor-executivo e fundador da Durban TV.

Fonte: Texto originalmente publicado no Beco da Índia.
Link direto: http://becodaindia.com/tv-brics-apresenta-documentario-sobre-durban-o-local-associado-a-mahatma-gandhi-na-africa-do-sul/

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading