Conversações: os bastidores da conexão cultural Brasil-Japão com David Leal, diretor artístico do ICBJ

O diretor do projeto David Leal. Crédito: Mariana Scangarelli Brites / Revista Intertelas.

Em novo episódio do programa Conversações (clique para saber mais) da Revista Intertelas, que tem formato em podcast e vídeo e aborda o universo da cultura japonesa, o apresentador Mateus Nascimento, também colunista da Intertelas, convida David Leal, diretor artístico do Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ), professor de história e sociologia do município do Rio de Janeiro, documentarista e produtor cultural para uma conversa sobre seu extenso trabalho na promoção das relações Brasil-Japão.

Dentre suas iniciativas estão: o documentário “Perigo amarelo – O lado B da imigração japonesa” (em parceria com Mauro Gil, lançado em 2011, clique aqui para assitir) e a administração do projeto cultural Conexão Brasil-Japão (clique aqui para conhecer a página do projeto), que se dedica a realização de shows musicais pelo Brasil com músicos japoneses, brasileiros e nipo-brasileiros. O projeto, que nasceu em 2010, já teve dez edições em que músicos brasileiros como Roberto Menescal e Danilo Caymmi dialogaram com músicos japoneses a exemplo de Michinari Usuda.

Michinari Usuda (esq.) e Roberto Menescal (dir.) em show no Japão. Crédito: Arquivo Pessoal Usuda.

Mais recentemente, Leal produziu o Show Brasil-Japão Conexão Bossa Nova, realizado em São Paulo (no Bunkyo) com a participação dos músicos Gabi Buarque, Shoji Kaneda Trio e Shen Ribeiro (em 2016) e o Show Conexão Brasil-Japão (leia a matéria sobre o evento), realizado no Centro Cultural dos Correios no centro do RJ (em 2020, antes das medidas de isolamento social e do anúncio oficial sobre a pandemia de covid-19), que contou com participação de Gabi Buarque, Shen Ribeiro e Tatsuro Murakami. Ambos os shows são frutos do projeto.

Da esquerda para direita os músicos: Shen Ribeiro, Gabi Buarque e Tatsuro Murakami. Show do Conexão Brasil-Japão, produzido Por David Leal. Crédito: Mariana Scangarelli Brites / Revista Intertelas.

Além destes eventos, David é conhecido no interior da comunidade nipo-brasileira carioca como um agitador cultural. Nessa Conversação é possível conhecer um pouco sobre sua vida, sua relação com a cultura japonesa e sobre seus projetos, e sobre como ele percebe o impacto de suas ações na comunidade nipo-brasileira e fora dela.

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: