10 receitas deliciosas para um “café da manhã” indiano

Crédito: Beco da Índia.

Os cafés da manhã na Índia são ricos e plurais como só poderia ser neste que é o país mais diverso do mundo.  Aqui vão 10 receitas de refeições matinais que os indianos adoram, uma de cada estado diferente.

Pão recheado com batata (Aloo Paratha)
A tradicional paratha ( pão sem fermento) recheada de batata amassada com especiarias é um clássico do Norte da Índia, especialmente no estado do Punjab. Impossível não experimentar esse café da manhã, com chai (chá preto, leite e especiarias), se você for visitar o norte do país.  Na verdade a paratha pode ser recheada com tudo o que você imaginar. Mas a de batata é a favorita. Com um pedacinho de manteiga sobre ela fica mais pecaminosa.

Pão frito acompanhado debatata refogada (Bedmi Puri e Aloo Sabzi)
Em algumas partes do estado de Uttar Pradesh (onde fica a cidade de Agra, uma das mais visitadas na Índia devido ao Taj Mahal), o dia começa com um puri (pão frito) crocante, feito com uma massa de farinha de trigo, com dal e especiarias. Para acompanhar, batata refogada com condimentos. Em algumas ruas de Agra, você pode achar restaurantes que servem esse prato em um combo que inclui lassi ( aquela bebida à base de iogurte).

Salgado de cebola (Pyaaz ki kachori)
Kachori é uma das comidinhas de rua mais populares no Norte da Índia, particularmente no estado do Rajastão.  É uma espécie de bolas crocantes feita de farinha  e recheadas com uma mistura de vários tipos de lentinhas e especiarias. Nessa caso, além da lentinha, o recheio inclui cebola. Os indianos smepre comem esses snacks acompanhados de algum molho condimentado, picles ou raita (iogurte com especiarias).

Pão frito com lentilha  (Luchi-cholar Dal)
Nas casas de qualquer indiano do estado de Bengala Ocidental esse café da manhã é sagrado. O Luchi parece um pouco o puri, o pão frito  do Norte da Índia, mas é mais macio por dentro. O cholar dal é um tipo lentilha.

Pão com beringela defumada (Sattu ka Paratha)
Pertence à grande  família dos pães indianos, feitos sem fermento, geralmente fritos em uma espécide de frigideira ou no fogo direto. Esse café da manhã preferido dos indianos que vivem no estado de Bihar, no norte da Índia, inclui um delicioso acompanhamento: beringela defumada com especiarias, ou baigan bharta.

Flocos de arroz com doce frito (Poha- Jalebi)
Flocos de arroz, a famosa poha, é um clássico no café da manhã das regiões mais ao sul da Índia. Mas nesse caso, a excentricidade está no casamento da poha com o jalebi, aquele doce indiano frito.

Flocos de arroz com cebola (Kanda Poha)
Kanda, na língua do estado de Maharashtra ( da qual Mumbai é a capital) significa cebola. Esta receita de Poha, ou flocos de arroz, é enriquecida com cebola, amendoim, pimenta malagueta, sementes de mostarda, coentro e suco de limão. O acompanhamento ideal é um chutney verde, feito de hortelã ou coentro, com iogurte e especiarias.

Dhokla
É um tipo de bolinho salgado feito de uma massa fermentada de arroz e lentilha do tipo urad, servido com pimenta verde, especialmente no estado do Gujarat.  É café da manhã, mas também aquele lanchinho do fim da tarde.

Crepe fino de farinha de arroz (Neer Dosa)
Literalmente Neer Dosa significa crepe de água, de tão fino que é. É branquinho por ser feito com farinha de arroz. Muito leve, o Neer Dosa, muito popular no estado de Karnataka, no Sul da Índia, é sempre acompanhado com chutneys feitos à base de tomate ou tamarindo.

Panqueca de farinha de arroz com curry de leite de coco vegetariano (Appam com vegetais ao curry de leite de coco)
No estado indiano de Kerala, no sul do país, o leite de coco é muito utilizado nas suas receitas. Aqui, no café da manhã, o curry de vegetal é feito com leite de coco e acompanha a tradicional panqueca de rafinha de arroz (appam). Leve e delicioso.

Fonte: Texto originalmente publicado no Beco da Índia.
Link direto: http://becodaindia.com/10-receitas-deliciosas-para-um-cafe-da-manha-indiano/

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: