Ato em solidariedade a Cuba pede pelo fim do embargo econômico

Crédito: Central da Classe Trabalhadora.

Dia 26 de julho, segunda-feira, em frente ao Consulado do EUA na Praça 4 de julho, no centro do Rio de Janeiro, às 15h, ocorre o Ato em solidariedade a Cuba, apoiado pela Revista Intertelas e promovido por diversos movimentos e entidades. Entre eles, a Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro, que integra o Movimento Brasileiro de Solidariedade a Cuba. Abaixo confira o comunicado enviado para a Intertelas:

Senhor Biden Elimine o bloqueio a Cuba!

Cuba está sob uma ameaça externa financiada por órgãos dos EUA que, junto com os contrarrevolucionários de Miami e mercenários infiltrados, visam, mais uma vez, através de protestos forjados, aniquilar a sua revolução, seu modelo de sociedade e sua independência. Esses gusanos (mercenários) queriam que aqueles protestos fossem o gatilho para uma revolta social, mas isso não aconteceu, simplesmente porque o povo cubano apoia o projeto de sociedade socialista em construção no seu país.

Sabemos que o povo cubano vive um momento difícil, pois enfrenta um bloqueio genocida imposto pelo imperialismo há mais de 60 anos, que impede o Estado cubano de adquirir insumos imprescindíveis para a produção de alimentos e medicamentos. Essas dificuldades são conhecidas por todos, reconhecidas pelo o governo e discutidas abertamente com a população. Porém, alguns grupos organizados sob o comando externo tentaram, de forma oportunista, por meio de manipulações e mentiras, arruinar a revolução cubana, criando um falso descontentamento organizando protestos, incitando o ódio e a violência, que foram imediatamente difundidos de forma descomedida pelos meios de comunicação e pelas redes sociais.

Crédito: divulgação.

Contudo, o povo cubano não se deixou manipular e atendeu de imediato o chamado das suas lideranças, tomando as ruas para mostrar quem realmente defende Cuba, mostrando que o povo cubano está disposto a lutar firmemente pela sua soberania e, principalmente, não se renderá ao imperialismo. E, aqui no Brasil, nós da Associação Cultural José Martí, do Movimento Brasileiro de Solidariedade a Cuba e das entidades amigas do povo cubano reafirmamos o apoio irrestrito ao povo cubano, que desde 1959 defende o socialismo em Cuba, a sua soberania, e sobrevive ao criminoso e genocida bloqueio imposto pelos EUA, que foi aprofundado nestes últimos anos e durante esta dolorosa pandemia não tem dado trégua.

Se querem que se resolvam os problemas de Cuba, que acabem imediatamente com o bloqueio” (Miguel Diáz-Canel)

 

E, agora, com o cinismo típico dos perversos, o governo dos EUA vêm oferecer uma enganosa “ajuda humanitária”. Mas o povo cubano não se deixará enganar. Que entendam de uma vez por todas que ao povo cubano se respeita. Por isso, conclamamos a todos, brasileiros e brasileiras solidários com Cuba, a somarem em um rotundo repúdio a esse bloqueio covarde e à campanha midiática, planejada, financiada e organizada pelo império estadunidense para desestabilizar Cuba e subjugar os demais povos da nossa América Latina.

Pelo fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos EUA contra Cuba! #CubaNoEstaSola”

Veja ato que teve coberturda da Revista Intertelas em 2019

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading