Conversações: a vida e a trajetória profissional de Natsume Sôseki

O autor Natsume Sôseki. Crédito: reprodução da internet.

Após um período de espera, a Revista Intertelas finalmente disponibiliza a segunda edição do Conversações que aborda a vida e a trajetória profissional de Natsume Sôseki, um dos maiores expoentes da literatura japonesa. Especializado em cultura japonesa, apresentado e co-produzido com Mateus Nascimento, Conversações adentra os diversos meandros da cultura japonesa: literatura, músicas, filmes e outros.

Nascimento é professor, historiador, colunista da Intertelas, mestre em história social pela Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF), pesquisador efetivo do Centro de Estudos Asiáticos (CEA-UFF), do Núcleo de Estudos Tempo Literário do Instituto Cultural Brasil-Japão, do Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea (MidiÁsia/UFF) e membro da Red Iberoamericana de Investigadores en Anime y Manga (RIIAM) e da Academia Nipo-Brasileira de Estudos de Literatura Japonesa (atuando como seu vice coordenador no triênio 2019-2021).

Natsume Sôseki: o observador de um Japão em transformação

Reconhecido como um dos autores mais importantes do Japão, Sôseki soube utilizar-se de influências ocidentais, sobretudo inglesas, para escrever suas obras. Uma mescla bem interessante de naturalismo com orientações teóricas japonesas do período Edo, somadas a conceitos notadamente chineses de humanidade e sociedade. Suas personagens, os cenários (às vezes, exaustivamente descritos), as relações interpessoais e os detalhes são representações do cotidiano e dos fatos que lhe afetam. Seus pensamentos são uma bem elaborada interpretação psicológica da sociedade japonesa. Para saber mais acompanhe o aúdio do professor Mateus Nascimento abaixo.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: