Curso Mandarim Taoísmo oferece curso “Harmonia entre Corpo e Espírito”, sobre a visão filosófica de Laozi

O pensador Laozi. Crédito: reprodução da internet.

Curso Mandarim Taoísmo está com inscrições abertas até dia 3 de novembro para o curso online Taoísmo: Harmonia entre Corpo e Espírito que vai introduzir os princípios fundamentais da visão taoísta através do clássico chinês “Dao De Jing” de Laozi, também conhecido como Lao-Tze/Lao-Tzu, fundador do Taoísmo filosófico e um dos maiores pensadores da China antiga. As aulas serão ministradas pelo professor de filosofia chinesa clássica Chiu Yi Chih (邱奕智) que, além de filósofo, é tradutor, poeta, mestre em filosofia antiga grega pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em letras clássicas (grego clássico-português/USP). Ele realizou a tradução dos clássicos “Dao De Jing” de Laozi, publicado pela editora Mantra-2017“Vazio Perfeito” de Liezi e “A Arte da Guerra” de Sun Tzu, em versão bilíngue comentada.

O início das aulas ocorre no dia 5 de novembro e segue até o dia 17 de dezembro deste ano de 2021, somando, ao todo, oito encontros. A turma será composta de três a, no máximo, sete alunos. A programação é de uma aula por semana, com duração de duas horassempre nas sextas, das 19h até 21h, através da plataforma Google Meet.

O investimento é R$ 300,00 à vista, ou em duas parcelas de R$ 150,00; lembrando que o pagamento deve ser feito via depósito bancário e envio de comprovante por correio eletrônico. Após cada aula, o aluno receberá por e-mail o resumo do conteúdo abordado. É preciso ainda adquirir a tradução do livro “Dao De Jing” (comentada), realizada pelo professor, que está publicada pela Editora Mantra (clique aqui) e disponível à venda em outras livrarias e sites (clique aqui). Não é necessário o conhecimento da língua chinesa como pré-requisito. As inscrições devem ser realizadas pelo email: winnerchiu@gmail.com

Conforme informado, as aulas vão aprofundar como a visão taoísta preconiza uma vida baseada na Naturalidade. De acordo com Chiu Yi Chih (邱奕智), a sociedade moderna valoriza o ritmo acelerado, a aplicação técnica, a boa performance, o trabalho compulsório, a rentabilização e a falsa imagem de felicidade.

Com a lógica predatória e artificial, induz ao excesso de individualismo e de consumismo. Nesse processo de desumanização crescente, é importante o cuidado de si no sentido de cultivar a saúde e a harmonia entre o corpo e o espírito. Durante nossa existência, desgastamos o Sopro Vital (气-qì) e sofremos frequentemente de inúmeros transtornos resultantes do desequilíbrio psíco-físico. A partir dos ensinamentos de Laozi, como podemos incorporá-los no nosso cotidiano de maneira simples? Como vivermos de maneira mais plena e autêntica, evitando as ilusões da prepotência, da cultura do desperdício e da competitividade e, sobretudo, os excessos do egocentrismo?“, comentou o pesquisador.

Programação das aulas
1) Naturalidade (自然-zìrán)
2) Não-Ação (无为-wúwéi)
3) Retorno ao silêncio (归静-guijìng)
4) Contemplar a pureza (见素-jiànsù)
5) Moderação (俭-jiǎn)
6) Cultivo do Sopro Vital (气-qì)
7) Abraçar a simplicidade (抱朴-bàopû)
8) Cultivo da Essência (精–jing)

O pensador Laozi. Crédito: reprodução da internet.

Nascido em Taiwan e naturalizado brasileiro, Chiu Yi Chih (邱奕智) é também praticante de Tai-Chi. Publicou um livro de poesia “Naufrágios” pela Multifoco-2011, um livro de ensaios filosóficos e poemas “Metacorporeidade” pela Córrego-2016, além do intitulado “Caminho taoísta” (2021). Em breve publicará o seu novo livro de poesia “Osso Vazio”. Atualmente vem pesquisando as obras de Zhuangzi, os Sutras do Budismo Chan. Para mais informações sobre essa iniciativa e outras atividades a serem realizadas no futuro, acesse o site do Curso Mandarim Taoísmo.

Assista aos vídeos abaixo gravados pelo professor Chiu Yi Chih (邱奕智), em que ele apresenta mais detalhes sobre o conteúdo a ser abordado no presente curso

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: