NIEAAS-UFRJ oferece minicurso gratuito “Informar-se na África Francófona independente: do Benin ao Mundo”

Crédito: Repórteres Sem Fronteira.

Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre África, Ásia e as Relações Sul-Sul (NIEAAS), coordenado pela professora Beatriz Bissio, associada do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/ UFRJ) abre inscrições até 4 de dezembro de 2021 para o terceiro minicurso gratuito do núcleo “Informar-se na África Francófona: do Benin ao mundo”. Serão quatro aulas virtuais, nos dias 06, 08, 13 e 15 de dezembro, das 16h até às 18h, a serem ministradas pela pesquisadora Anice Lawson, jornalista e cientista social, doutoranda na Sorbonne Université.

Para realizar a sua inscrição, clique no folder. Crédito: NIEAAS.

Segundo informado, a iniciativa visa oferecer um panorama dos grandes meios de comunicação que movem a vida social, cultural e política de diversos países africanos. Tendo como foco o contexto do Benin, serão apresentados os diferentes meios midiáticos que construíram a história da república do pais, assim como as suas relações com o Estado, as mídias regionais, continentais e internacionais. Os tópicos a serem abordados são:

A mídia e seu processo no processo de indepêndencia: da colônia à República do Benin 
O Regime democrático: a conferência de 1989-1990 e a expansão dos meios de informação
Uma nova era de comunicação dita popular e acessível: as redes sociais
Benin e as mídias internacionais

As aulas serão realizadas pela plataforma Zoom, com limite de 100 pessoas. Será feita uma transmissão ao vivo pelo YouTube em um link não listado, acessível apenas para os inscritos. Terão acesso ao certifico aqueles alunos que comparecerem em 75% das aulas. Para realizar a sua inscrição, acesse o formulário disponível na internet (clique aqui) e leia a ementa do minicurso (clique aqui).

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading