
“Quando se chega ao limite, o extremo vira ponte”.
Christine Greiner
Foi com essa frase que a professora e pesquisadora Christine Greiner abriu seu livro “Imagens do Japão”. A frase é verdadeira, pois ao chegar ao limite, sempre descobrimos algo além e, no caso da edição deste programa, quando as culturas parecem muito distantes é onde percebemos que elas precisam e podem ter um ponto de encontro. Existem diversos projetos que buscam tornar tal questão entre países, pessoas e culturas possíveis e reais. É o caso do projeto Estudamos Português! liderado por Miki Yamaoka e Asahi Toyama, convidados desta edição de quarta-feira, dia 23 de fevereiro, do programa Conversações da Revista Intertelas, em sua versão vídeo, disponível no Canal da Intertelas no YouTube.

Asahi Toyama é estudante da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio, onde pesquisa direito internacional e língua portuguesa. É vice-líder do Grupo Estudamos Português! e estagiário da Organização Internacional para as Migrações. Miki Yamaoka é a atual líder do Grupo Estudamos Português! e pesquisadora da língua e cultura portuguesa também pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio.
O projeto foi fundado em 2018 e desde então reúne estudantes japoneses interessados em conhecer a cultura dos países falantes de língua portuguesa (os membros da CPLP) e, ao mesmo tempo, abre espaços de diálogo para que estudantes desses países conheçam um pouco mais a cultura e a língua japonesa. O grupo começou criando uma revista de divulgação da língua portuguesa, que buscava, na realidade, integrar mais os estudantes do idioma no Japão e acabou tornando-se um grupo de referência em trocas culturais no Japão. Vamos conversar sobre tudo isso na edição de hoje.

O Conversações, criado em 2020, é um programa da Revista Intertelas. Comandado por Mateus Martins do Nascimento – historiador, poeta, pesquisador de estudos asiáticos pela UFF (CEA-UFF e MidiÁsia) e colunista da Intertelas. O Conversações adentra os diversos meandros da cultura japonesa e nipo-brasileira: literatura, músicas, filmes e outros. O objetivo é aproveitar, de forma descontraída, um pouco das manifestações artísticas e cultural deste país que, apesar de tão distante geograficamente, ao mesmo tempo, encontra-se bastante presente no nosso cotidiano. Acompanhe o novo episódio pelo link abaixo.
Deixe seu comentário