Curso Mandarim Taoísmo oferece nova edição do curso “Harmonia entre o corpo e o espírito”

Crédito: reprodução da internet.

Curso Mandarim Taoísmo está com inscrições abertas para o curso online “Harmonia entre o corpo e o espírito” que, por meio da leitura e comentário de uma seleção de capítulos do clássico chinês “Dao De Jing” de Laozi, introduz a visão taoísta da Naturalidade, redimensionando o seu valor no contexto atual de nossa sociedade moderna. A cultura moderna valoriza o ritmo acelerado, a racionalidade técnica, o trabalho compulsório, a rentabilização e a falsa imagem de felicidade. Esse paradigma predominante induz à destruição da Natureza e ao excesso de individualismo.

Nesse processo de degradação, percebe-se o quão importante é o cuidado de si no sentido de cultivarmos a saúde e a harmonia entre o corpo e o espírito. Refletiremos sobre os inúmeros transtornos provocados por essa visão fragmentada. Nesse sentido, como podemos incorporar os ensinamentos de Laozi no nosso cotidiano de maneira simples? Como vivermos de maneira mais autêntica, evitando os excessos da prepotência, da cultura do desperdício, da competitividade e do egocentrismo?

Programação

1) Retorno ao silêncio (归静-guijìng)2) Contemplar a pureza (见素-jiànsù)3) Cultivo do Sopro Vital (养气-yǎngqì)4) Abraçar a simplicidade (抱朴-bàopû)5) Essência Vital (精-jing)6) Sopro Primordial (元气-yûangqì)7) Princípio do Vazio (无-wú)8) Não-Ação (无为-wúwéi)

O livro clássico “Dao De Jing”. de Laozi. Crédito; divulgação

As aulas serão ministradas pelo professor de filosofia chinesa clássica Chiu Yi Chih (邱奕智) que, além de filósofo, é tradutor, poeta, mestre em filosofia antiga grega pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em letras clássicas (grego clássico-português/USP). Ele realizou a tradução dos clássicos “Dao De Jing” de Laozi, publicado pela editora Mantra-2017“Vazio Perfeito” de Liezi e “A Arte da Guerra” de Sun Tzu, em versão bilíngue comentada.

As aulas ocorrem no período de 5 de maio até o dia 30 de junho de 2022, somando, ao todo, oito encontros. A turma será composta por sete alunos. A programação é de uma aula por semana, com duração de duas horassempre nas quintas-feiras, das 19h até 21h, através da plataforma Google MeetÉ possível realizar a inscrição até o dia de início do curso (05/05/2022).

O investimento é R$ 300,00 à vista, ou em duas parcelas de R$ 150,00; lembrando que o pagamento da primeira parcela via depósito bancário no final de abril ou começo de maio e da segunda parcela no início de junho com envio de comprovante por e-mail. Após cada aula, o aluno receberá por e-mail o resumo do conteúdo abordado. É possível ainda adquirir a tradução do livro “Dao De Jing” (comentada) utilizada nas aulas, realizada pelo professor, que está disponível pela Editora Mantra (clique aqui) e disponível à venda em outras livrarias e sites (clique aqui). Não é necessário o conhecimento da língua chinesa como pré-requisito. As inscrições devem ser realizadas pelo email: winnerchiu@gmail.com

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading