
A Casa Carnaval, novíssimo hub dedicado à cultura e aos movimentos carnavalescos, sediada na Rua do Mercado 37, anuncia a sua abertura oficial com o Festival do Chopp Muitos Carnavais, que acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro, a partir das 11 horas. O festival promete ser uma celebração única, repleta de samba, música caribenha, gastronomia, dando a partida para outros e muitos carnavais! A roda de samba, música cubana, bate papo com o carnavalescos, e a Festa Baderna no sábado, serão um dos principais destaques do evento, enquanto os sabores estarão a cargo do Caldo da Nega e da cervejaria sustentável Ecobier, garantindo uma experiência carnavalesca inesquecível, a preços populares. Chopp a R$ 5,00!
Carmen Miranda
Ainda no sábado, 19 de outubro, integrando a programação de inauguração da Casa Carnaval, a cantora lírica Carla Rizzi, mezzo soprano do Theatro Municipal e Cia Julieta de Serpa, vai se caracterizar como Carmen Miranda e se apresentar por alguns minutos interpretando sucessos da Pequena Notável do alto de uma das Sacadas do casarão antigo que sedia Casa Carnaval. Será no final da tarde.
Rainha e Rei Momo Mirins
No domingo, 20 de outubro, a atração maior será o concurso da Corte Mirim das Escolas de Samba Mirins que vai escolher a Corte dos pequenos para o Carnaval 2025. Pela primeira vez, em 12 anos de atividades, o Rei Momo, a Rainha e as 1ª e 2ª Princesas Mirins do Carnaval serão selecionados fora de uma quadra de escola de samba. As candidatas e candidatos mirins são oriundos das 17 escolas de samba tradicionais que integram a Associação das Escolas de Samba Mirim do Rio de Janeiro ( AESM-RIO) e, desta vez, saem dos limites das quadras para se apresentarem junto à população, bem no coração da Cidade.
Os principais quesitos para vencer são: desenvoltura, graciosidade e samba nos pés (além de comprovada matrícula e assiduidade na rede de ensino pública). A Casa Carnaval se posiciona como um dos pontos de encontro cultural, ao lado de importantes instituições do município. O projeto foi escolhido pela Prefeitura do Rio de Janeiro como uma das âncoras do programa Reviver Cultural, que visa revitalizar o centro histórico da cidade.
O espaço se propõe a ser um hub do Carnaval interativo e vai oferecer aos cariocas e aos turistas uma imersão no universo da maior festa popular do Brasil, com uma programação diversificada que inclui exposições, cursos e apresentações, para além de fevereiro e do Rio de Janeiro. “A nossa tarefa principal é apresentar neste novo espaço o Carnaval de todo o Brasil e do mundo, ao longo dos meses dos próximos anos” – comentam Bruno Tenório e Fabiana Oliveira, criadores da Casa Carnaval.
