Ícone do site Revista Intertelas

Animação gaúcha “Viola e Tambor” estreia em novembro no canal Disney Junior Brasil

Crédito: Divulgação.

A série de animação “Viola e Tambor” (“Guitar & Drum” em inglês), em produção pelos estúdios de animação PunkRobot (Chile) e Hype (Brasil), irá ao ar nos canais Disney da América Latina. A direção fica a cargo de Antonia Herrera e María Elisa Soto-Aguilar, sócias da PunkRobot, responsável pelo curta “Bear Story” (2014), a primeira animação latino-americana a vencer um Oscar. Pato Escala (“Bear Story”) e Gabriel Garcia (“Ed“) dividem a produção executiva. O financiamento é do fundo do Conselho Nacional Chileno, Fondo CNTV, Universidade de las Américas (UDLA, Chile) e Banco Nacional do Desenvolvimento, BNDES Procult (Brasil). A previsão de estreia no Brasil está marcada para o dia 19 de novembro no canal por assinatura Disney Junior Brasil, e dia 30 de janeiro para a América Latina.

“Viola e Tambor” é uma série de TV voltada para o público pré-escolar, com idades de três a seis anos. Cada episódio tem cinco minutos de duração e a primeira temporada é composta por 52 episódios. A série conta a história de Viola e Tambor, dois instrumentos musicais que são amigos inseparáveis. Eles vivem em uma pequena cidade com outros instrumentos, onde brincam e se divertem em diversas aventuras com seus amigos. O projeto da animação também prevê o desenvolvimento do game para dispositivos móveis.

As criadoras María Elisa Soto-Aguilar (esq.) e Antonia Herrera (dir.). Crédito: Constanza Gómez Guerrero.

Alinhado com o compromisso da Disney de promover diversidade e inclusão através de histórias, personagens, produtos e experiências de entretenimento, “Viola e Tambor” é sobre como as diferenças nos fazem especiais. A série ilustra o compromisso da Disney em oferecer conteúdos que reflitam o mundo à nossa volta e que as crianças possam se identificar com representações de diferentes perspectivas: de aspectos culturais a habilidades pessoais, gêneros, gostos particulares, etc. Também, os episódios reforçam conceitos como auto-estima, empatia, amizade, trabalho em equipe, entre muitos outros. Para o estúdio, a série busca inspirar positivamente as crianças a construir um mundo melhor, para celebrar a diversidade e respeitar o próximo.

O produtor da Hype Gabriel Garcia. Crédito: Maurício Santos.

Segundo as diretoras, “’Viola e Tambor’ é um projeto muito especial. “Não apenas por ser o primeiro programa de TV que dirigimos, mas também pela poderosa mensagem de aceitação, respeito aos outros e empatia. Esperamos que inspire crianças a serem mais gentis umas com as outras, e que ajude a enxergar as diferenças de forma positiva”, explicam. Para as criadoras, cada instrumento tem um som diferente e juntos podem criar uma bela melodia, como cada criança com suas vozes e sonhos podem criar um mundo melhor. “Nós queríamos fazer um programa sobre um grupo de personagens diversos, masculinos e femininos, que aprendem a conviver e brincar juntos de uma forma divertida e respeitosa“, concluem as diretoras.

Séries pré-escolares geralmente passam uma mensagem positiva e uma das nossas bandeiras é promover a diversidade: entender o próximo e o valor da diversidade são essenciais. Este é o coração da nossa série“, explica o produtor porto-alegrense Gabriel Garcia. Além disso, diversão, música e dança são uma parte importante do programa. “Tecnicamente, ‘Viola e Tambor’ é bem claro e simples para que as crianças possam melhor entender e se identificar. A estética é minimalista, mas guarda uma mensagem importante por trás“, resume Garcia.

Sair da versão mobile