Anderson Röhe
Advogado, graduado em Direito na Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduado em Relações Internacionais pelo Clio Internacional/Faculdade Damásio, Mestre em Análise e Gestão de Políticas Internacionais (resolução de conflitos e cooperação para o desenvolvimento) pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Foi pesquisador no BRICS Policy Center (BPC) acerca dos investimentos chineses no Brasil e na América Latina, e, atualmente, é membro da Rede Brasileira de Estudos da China (RBChina) e pós graduando em Direito Digital e Inovação no Setor Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio). É especialista em Análise de Política Externa, com ênfase nas continuidades e rupturas da tradição diplomática brasileira e na triangulação Brasil, China e EUA.
Camila Oliveira
Historiadora (USP) e especialista em Coreia do Sul. Mestranda em História Cultural (UNIFESP). Realiza estudos sobre a identidade nacional sul coreana e as narrativas fílmicas.
Eden Pereira Lopes da Silva
Professor de História formado na UERJ. Pesquisador de história contemporânea com ênfase na União Soviética, estuda o desempenho econômico e militar do país durante a Segunda Guerra Mundial.
Marina de Jesus Amaral Spíndola
Licenciada em História pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e mestranda em História cultural pela Universidade Federal de São Paulo. Membra do Laboratório de Estudos Orientais e Asiáticos (LEOA-UNIFESP), do Laboratório de Pesquisa sobre Culturas Orientais (LAPECO-UEL) e do grupo de Arte Japonesa (UNIFESP). Seus estudos voltam-se para o nacionalismo e identidade japonesa pós Segunda Guerra Mundial, assim como para a indústria cultural nipônica.
Mateus Nascimento
Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF). Graduado em História pela mesma universidade. Pesquisador efetivo do Centro de Estudos Asiáticos (CEA-UFF), do Núcleo de Estudos Tempo Literário do Instituto Cultural Brasil-Japão e do MidiÁsia/UFF – Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea. Membro da Red Iberoamericana de Investigadores en Anime y Manga (RIIAM) e da Academia Nipo-Brasileira de Estudos de Literatura Japonesa (atuando como seu vice coordenador no triênio 2019-2021). Co-produz e apresenta os programas “Conversações” (produzido pela Intertelas) e “Ásia em Pauta” (colaboração entre a Intertelas e o CEA-UFF).
Foco de Interesse: a história da era Meiji (1868-1912), as presenças e permanências do animê no imaginário de juventude, as relações Brasil-Japão a partir dos espaços de sociabilidade nipo-brasileiros e o estudo da literatura japonesa (a poesia haikai e as obras contemporânea).
Vinícius Ramos
Graduado, mestre e doutor em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do Integralismo e da II Guerra Mundial. Autor do livro “Páginas verdes de uma imprensa marrom”. Co-produz e apresenta o programa “Comunicação & Trabalho” (produzido pela Intertelas).
Wagner de Alcântara Aragão
Mestre em Estudos de Linguagens (UTFPR, 2018), possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Católica de Santos (2000), graduação em Geografia (Licenciatura Plena, Faculdades Integradas Espírita, 2006) e Especialização em Ensino da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UTFPR, 2008). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, e em docência (ensino técnico-profissionalizante subsequente). Autor do livro “Duas Noites – o re-encontro de Santos com o samba de carnaval” (2006). Mantém a Rede Macuco, veículo de mídia alternativa, e ministra cursos, oficinas e palestras nas áreas de Comunicação, Cultura e Estudos de Linguagens.