Segundo pesquisadores brasileiros, a história do país pode ser dividida em quatro períodos: pré-colonial, colonial, império e república. Cada período tem suas subdivisões.
Brasil Pré-Colônia (até 1500) – Compreende o período anterior à chegada dos portugueses
Filme: “Descobrimento do Brasil” (1937), dirigido por Humberto Mauro – Brasil Colônia: chegada dos portugueses ao Brasil. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Brasil Colônia (1500 a 1822) – período de constituição e consolidação do domínio português
Filme: “Hans Staden” (1999), dirigido por Luiz Alberto Pereira. Brasil Colônia: saga do náugrafo alemão sequestrado pela tribo dos Tupinambás. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Caramuru, a invenção do Brasil” (2001), dirigido por Guel Arraes. Brasil Colônia: interação entre cultura europeia e indígena. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Anchieta, José do Brasil” (1977), dirigido por Paulo Cesar Saraceni. Brasil Colônia: trajetória do padre Anchieta com os indígenas. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Pindorama” (1970), dirigido por Arnaldo Jabor. Brasil Colônia: alegoria sobre a colonização do Brasil. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Brava Gente Brasileira” (2001), dirigido por Lúcia Murat. Brasil Colônia: massacre de mulheres indígenas pelos portugueses. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Vermelho Brasil” (2014), dirigido por Sylvaim Archanbault. Brasil Colônia: tentativa de colonização francesa no Brasil. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Batalha dos Guararapes, o príncipe de Nassau” (1978), dirigido por Paulo Thiago. Brasil Colônia: invasão dos holandeses em Pernambuco. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Série: “A Muralha” (1999), dirigida por Denise Saraceni. Brasil Colônia: desbravamento dos bandeirantes para o interior do Brasil. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Os Inconfidentes” (1972), dirigido por Joaquim Pedro de Andrade. Brasil Colônia: a Inconfidência Mineira contra o domínio português. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Xica da Silva” (1976), dirigido por Carlos Diegues. Brasil Colônia: as relações de poder na escravidão. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Quilombo” (1984), dirigido por Carlos Diegues. Brasil Colônia: a história da resistência à escravidão. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Gamba Zumba” (1963/1964), dirigido por Carlos Diegues. Brasil Colônia: primeiro líder do Quilombo dos Palmares. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Carlota Joaquina, princesa do Brasil” (1995), dirigido por Carla Camurati, Brasil Colônia: a família real portuguesa no Brasl. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “1808, a corte no Brasil” (2009), dirigido por Sandra Moreyra e Mônica Sanches. Brasil Colônia: a vinda da corte portuguesa para o Brasil. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Desmundo”, (2003), dirigido por Alain Fresnot. Brasil Colônia: órfã portuguesa é enviada para o Brasil para casar-se com um colonizador. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Como era gostoso o meu francês” (1971), dirigido por Nelson Pereira dos Santos. Brasil Colônia: aventureiro francês, prisioneiro dos índios tupinambás no Rio de Janeiro. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Brasil Império (1822 a 1889) – Independência: Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado
Filme: “Independência ou Morte” (1972), dirigido por Carlos Coimbra. Brasil Colônia/Império: processo de independência liderado por Dom Pedro I. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Inocência” (1983), dirigido por Walter Lima Júnior. Brasil Império: sociedade e costumes do período monárquico, baseado no romance de mesmo nome de Visconde de Taunay. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Senhora” (1976), dirigido por Geraldo Vetri. Brasil Império: sociedade e costumes do período monárquico, baseado no romance de mesmo nome de José Alencar. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Neto perde sua alma” (2001), dirigido por Beto Souza e Tabajara Ruas. Brasil Império: Guerra do Paraguai – baseado no livro de Tabajara Ruas. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Leopoldina, da Áustria para o trono do Brasil” (2018), dirgido por Dimas Oliveira Júnior. Brasil Imperio: documentário sobre a vida da Imperatriz do Brasil Leopoldina (Carolina Josefa Leopoldina de Habsburgo-Lorena). Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “O Tempo e o Vento” (2013), dirgido por Jayme Monjardim. Brasil Império: baseado na obra épica de Érico Veríssimo que conta a obra da formação do estado do Rio Grande do Sul. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Série: “A Casa das Sete Mulheres” (2003), dirigida por Jayme Monjardim. Brasil Império: baseada no romance escrito pela autora gaúcha Letícia Wierzchowski, que aborda a Revolução Farroupilha pelo ponto de vista das mulheres. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Anahy de Las Missiones” (1997), dirgido por Sérgio Silva. Brasil Império: saga de uma mulher durante a Revolução Farroupilha. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (2001), dirigido por André Clotzel. Brasil Império: baseado na obra clássica de Machado de Assis. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “O Cortiço” (1978), dirigido por Franciso Ramalho Júnior. Brasil Império/República Velha: período de transição histórica – sociedade e costumes do fim do segundo período monárquico, baseado no romance de mesmo nome de Aloísio de Azevedo. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “A paixão de Jacobina” (2002), dirigido por Fábio Barreto. Brasil Império: sobre a Revolta dos Muckers. Baseado na obra de Luís Antônio Assis Brasil. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Mauá o Imperador e o Rei” (1999), dirigido por Sérgio Rezende. Brasil Império: a vida do empreendedor Visconde de Mauá e seus conflitos com o imperador Dom Pedro II. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Brasil República (de 1889 aos dias atuais) – República da Espada, República Velha, Era Vargas, Período Democrático, Ditadura Militar e Nova República
Filme: “Guerra de Canudos” (1997), dirigido por Sérgio Rezende. Brasil República: conta a história e o contexto de pobreza que levou à de Guerra de Canudos. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Gaijin, os caminhos da liberdade” (1980), dirigido por Tizuka Yamasaki. Brasil República: saga das primeiras famílias de imigrantes japoneses que vieram para trabalhar nas lavouras de café. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Fogo Morto” (1976), dirigido por Marcos Faria. Brasil República: decadência dos engenhos e da economia açucareira do nordeste. Baseado na obra de José Lins do Rego. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Gabriela” (1983), dirgido por Bruno Barrerto. Brasil República: história de uma retirante nordestina. Baseado na obra de Jorge Amado. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Lua de Outubro” (1988), dirgido por Henrique Freitas Lima. Brasil República: revolução de 1923 – Movimento Armado no Rio Grande do Sul, onde entraram em confronto aliados de Borges de Medeiros e Assis Brasil. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Lampião, Rei do Cangaço” (1962), dirigido por Carlos Coimbra. Brasil República: história de Virgulino Ferreira da Silva, que ficou conhecido como Lampião, líder do cangaço – grupos armados de justiceiros. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Série: “Lampião e Maria Bonita” (1982), dirigido por Luís Antônio Piá e Paulo Afonso Grisolli. Brasil República: a trama narra os últimos meses de Lampião e Maria Bonita. Ela foi companheira de Lampíão e esteve ao lado dele na luta armada nordestina. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Policarpo Quaresma, Heroi do Brasil” (1988), dirigido por Paulo Thiago. Brasil República: baseado no livro clássico de Lima Barreto, comprova a incompetência dos políticos brasileiros através dos tempos; denuncia os males da sociedade brasileira da época; surge um Dom Quixote nacional. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Sonhos Tropicais” (2001), dirigido por André Sturm. Brasil República: sobre o sanitarista Oswaldo Cruz. Revolta da Vacina. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Baile Perfumado” (1997), dirigido por Lírio Pereira e Paulo Caldas. Brasil República: o registro da vida de Lampião por Benjamin Abrahão, mascate libanês, amigo da Padre Cícero que fotografou o grupo de Lampião. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Coronel Delmiro Oliveira” (1979), dirigido por Geraldo Sarno. Brasil República: empreendedor vai para o interior do Recife e enfrenta dificuldades com a política local e conglomerados ingleses. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “País dos Tenentes” (1987), dirigido por João Batista de Andrade. Brasil República: um general da reserva revive a Revolução Tenentista. Crédito: reprodução da internet.
Filme: “Sargento Getúlio” (1983), dirgido por Hermanno Penna. Brasil República: baseado na obra de João Ubaldo Ribeiro fala sobre a missão de um sargento levar um prisioneiro que é inimigo do seu chefe, mas recebe a ordem para soltar o prisioneiro. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Parahyba Mulher Macho” (1983), dirgido por Tizuka Yamasaki. Brasil República: relacionamento do coronel João Dantas e Anayde Beinz. Dantas mata João Pessoa, provocando o estopim da Revolução 1930. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “A Guerra do Contestado (1912-1916)” (2012), dirigido por Marcus Werneck. Brasil República: conflito sócio-político – disputa de territórios de fronteira no Paraná. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “O Quatrilho” (1995), dirigido por Fábio Barreto. Brasil República: imigração italiana no Rio Grande do Sul. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), dirigido por Glauber Rocha. Brasil República: a narrativa explora as mazelas do interior brasileiro e suas razões política, religiosa, cultural e econômica. É o filme mais emblemático do Cinema Novo. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Abril Despedaçado” (2001), dirigido por Walter Salles, Brasil República Velha: Disputas e conflitos entre famílias no sertão nordestino brasileiro em 1910. Aborda problemas latifundiários, patriarcalismo rural, tradições e costumes.Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Casa de Areia” (2005), dirigido por Andrucha Waddington, Brasil República Velha: Sonho do Eldorado, luta pela sobrevivência de uma família nas terras arenosas do Maranhão, no início do século XX. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Besouro” (2009), dirigido por João Daniel Tikhomiroff, Brasil República Velha: Na década de 1920, período em que a capoeira era proibida e o candomblé reprimido, capoeirista, tratado como escravo no interior baiano, tem seus feitos propalados como heróicos e lendários. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “A cabeça de Gumercindo Saraiva” (2018), dirigido por Tabajara Ruas, Brasil República Velha: Final da Revolução Federalista, revolta que marcou o Sul do Brasil nos anos de 1893 a 1895. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Os Senhores da Guerra” (2016), dirigido por Tabajara Ruas, Brasil República Velha: Sobre a Revolução de 1923, que divide o Rio Grande do Sul entre chimangos e maragatos.Crédito da Capa: repprodução da internet.
Filme: “Macunaína” (1969), dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, República Velha: Baseado na obra modernista de Mário de Andrade, Movimento Antropofágico. Retrata o anti-herói, típico brasileiro que é sucumbido pelo sistema, pelas relações de trabalho, sociais e econômicas. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“O Mundo em que Getúlio viveu” (1963), dirigido por Jorge Ileli. Brasil República – Era Vargas: Documentário sobre a vida e a época de Getúlio Vargas. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“Adágio do Sol” (2000), dirigido por Xavier de Oliveira. Brasil República – Era Vargas: Sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, Crise do Café, Getúlio Vargas no poder. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“O velho, a história de Luiz Carlos Prestes” (1997), dirigido por Toni Venturi. Brasil República – (da República Velha à Nova República): Sobre a trajetória política e pessoal do comunista Prestes e sua atuação nos diversos movimentos políticos do país. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“Olga” (2004), dirigido por Jayme Monjardim. Baseado na obra de Fernando Morais. Brasil República – Era Vargas: Trajetória de Olga Benário, mulher de Luiz Carlos Prestes, Intentona Comunista de 1935. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“Memórias do Cárcere” (1984), dirigido por Nelson Pereira dos Santos. Brasil República – Era Vargas: Baseado na obra do escritor Graciliano Ramos, retrata suas memórias da prisão sofrida pela participação na Intentona Comunista de 1935. Crédito da capa: reprodução da interrnet.
“Vidas Secas” (1963), dirigido por Nelson Pereira dos Santos. Brasil República – Era Vargas: Baseado na obra de Graciliano Ramos, retrata a luta pela sobrevivência de uma família pobre de retirantes na região seca do Nordeste brasileiro. Cinema Novo, crítica social. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“Tempos de Paz” (2009), dirigido por Daniel Filho. Brasil República – Era Vargas: Sobre um refugiado polonês do regime nazista na Segunda Guerra, que chega ao país em 1945 e passa pelo interrogatório de um ex-oficial da polícia de Getúlio Vargas. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“Chatô: Rei do Brasil” (2015), dirigido por Guilherme Fontes. Brasil República – República Velha até os anos de 1960: Baseado na obra de Fernando Morais, retrata a trajetória do magnata das comunicações Assis Chateaubriand, fundador dos Diários Associados, um império do rádio, jornal e televisão. Chatô foi um dos homens mais influentes do país entre as décadas de 1940 e 1960. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“Lavoura Arcaica” (2001), dirigido por Luiz Fernando Carvalho. Brasil República – Era Vargas: Baseado na obra de Raduan Nassar, aborda conflitos familiares e de gerações e suas visões, tratando aspectos de formação e transformação de um jovem do meio rural arcaico do país. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“O Auto da Compadecida” (2000), dirigido por Guel Arraes. Brasil República – Era Vargas: Baseado na peça teatral de Ariano Suassuna, aborda a cultura nordestina e os contos de cordel, retratando tradições e crenças religiosas dos cangaceiros, coronéis e a Igreja Católica como autoridades da época. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“Dona Flor e seus dois maridos” (1976), dirigido por Bruno Barreto. Brasil República – Era Vargas: Baseado na obra de Jorge Amado, retrata costumes, ambiguidades e contradições da sociedade baiana, apresentando aspectos culturais, religiosos e sociais de Salvador. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“Madame Satã” (2002), dirigido por Karim Ainouz. Brasil República – Era Vargas: Cultura marginal urbana, retrata vida de um transformista negro, pobre, homossexual, presidiário, frequentador do bairro boêmio da Lapa na cidade do Rio de Janeiro nos anos 30. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“Assim era a Atlântida” (1974), dirigido por Carlos Manga. Brasil República – Era Vargas: Sobre os filmes produzidos pela Atlântida Cinematográfica, fundada em 1941, com cenas de chanchadas, paródias e policiais. Esta foi a empresa cinematográfica brasileira mais bem sucedida da história. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“Soldado de Deus” (2004), dirigido por Sérgio Sanz. Brasil República – Era Vargas: Sobre o Integralismo e seu principal mentor Plínio Salgado, movimento político de caráter nacionalista e fascista, surgido na década de 1930. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“For All, o trampolim da vitória” (1997), dirigido por Luiz Carlos Lacerda e Buza Ferraz. Brasil República – Era Vargas: Sobre a convivência de brasileiros com soldados estadunidenses recebidos na base militar de Natal, durante a Segunda Guerra Mundial, cuja presença altera e abala a vida das famílias locais. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“Senta A Pua” (1999), dirigido por Erik de Castro. Brasil República – Era Vargas: Documentário que relata a história dos soldados do Primeiro Grupo de Aviação de Caça do Brasil que desembarcou em 1944 na Itália, para participar da Segunda Guerra Mundial. Crédito: reprodução da internet.
“Xingu” (2011), dirigido por Cao Hamburger. Brasil República – Era Vargas e Período Democrático: Retrata a saga dos irmãos Villa-Bôas na luta em defesa dos povos indígenas e suas culturas, que inicia em 1943 com uma missão desbravadora pelo Brasil Central até a fundação do Parque Nacional do Xingu, como maior parque ecológico e reserva indígena do mundo, em 1961. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“Eles Não Usam Black-tie” (1981), dirigido por Leo Hirszmann. Brasil República – Período Democrático: Temática sobre movimento grevista nos anos 1950 e sua repercussão gerando conflitos familiares. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“A Hora Mágica” (1998), dirigido por Guilherme de Almeida Prado. Brasil República – Período Democrático: Aborda o universo da Era do Rádio e sua transição para o mundo da televisão, o sucesso das radionovelas na Rádio Brasil e de seus atores nos anos 50. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“O Pagador de Promessas” (1962), dirigido por Anselmo Duarte. Brasil República – Período Democrático: Adaptação da peça teatral de Dia Gomes. Parábola sobre a fé incondicional diante das adversidades, aborda conflitos sociais entre o Brasil rural e o urbano, com a modernização do país ao longo das décadas de 50 e 60. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“Quincas Berro d água” (2010), dirigido por Sérgio Machado. Brasil República – Período Democrático: Baseado na obra de Jorge Amado. Retrata preconceitos de classes sociais na Bahia, diferenças entre dois estilos de vida centrados no personagem principal, vida convencional versus vida marginal. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“O Bem Amado” (2010), dirigido por Guell Arraes, Brasil República – Período Democrático: Baseado na obra do dramaturgo Dias Gomes, é uma narrativa sobre o coronelismo que assola as comunidades brasileiras. Retrata conflitos e concepções políticas, religiosas e sociais a partir das formações familiares da sociedade local. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“O homem da Capa Preta” (1986), dirigido por Sérgio Rezende. Brasil República – Período Democrático: Temática sobre a controvertida carreira política de Tenório Cavalcanti nos anos de 1940 a 1960. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“Getúlio” (2014), dirigido por João Jardim. Brasil República – Período Democrático: Retrata os últimos dias da vida do presidente Getúlio Vargas em 1954, isolado no Palácio do Catete em razão da crise política desencadeada pelo atentado ocorrido contra o jornalista Carlos Lacerda, seu grande opositor. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“Os anos JK – Uma Trajetória Política” (1980), dirigido por Silvio Tendler. Brasil República – Período Democrático e Ditadura: Retrata a trajetória política de Juscelino Kubitschek, com cenário no período histórico de 1945 a 1970. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“Jango” (1984), dirigido por Silvio Tendler. Brasil República – Período Democrático e Ditadura: Retrata a trajetória política de João Goulart desde sua eleição como deputado estadual até seu sepultamento em 1976. Crédito da Capa: reprodução da internet.
“Os Fuzis” (1963), dirigido por Ruy Guerra. Brasil Repúblico – Período
Democrático: Retrata a seca nordestina, a fome e a miséria do povo e a influência religiosa. Exibe um país bélico e obscuro. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Bela Noite para Voar” (2009), dirigido por Zelito Viana. Brasil República República – Período Democrático: aborda momento de crise política no país com a tentativa de derrubada do presidente Juscelino Kubitschek por um grupo de oficiais da Aeronáutica. Crédito Capa: reprodução da internet.
Filme “Legalidade” (2019), dirigido por Zeca Brito. Brasil República – Período Democrático: sobre o movimento de resistência liderado pelo governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola em 1961, que mobiliza a população pela posse de João Goulart, após a renúncia do presidente Jânio Quadros. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “O Dia que Durou 21 Anos” (2013), dirigido por Camilo Tavares. Brasil República – Ditadura Militar: sobre a influência do governo dos EUA no Golpe de 1964 no Brasil. Mostra a participação da CIA e da própria Casa Branca na ação militar que deu início ao período da ditadura. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme:” Verdade 12.528″ (2013), dirigido por Paula Saccheta. Brasil República – Ditadura Militar: Traz depoimentos dos parentes de mortos e desaparecidos políticos da ditadura militar. Aborda a criação e funcionamento da Comissão da Verdade e sua importância na apuração das violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 a 1988. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme “Prá-frente Brasil” (1982), dirigido por Roberto Farias. Brasil República – Ditadura Militar: Retrata o momento em 1970 da conquista do tricampeonato mundial de futebol no México, período de violência em que os presos políticos da ditadura eram torturados. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Tempo de Resistência” (2003), dirigido por André Ristum. Brasil República – Ditadura Militar: sobre a resistência armada no Brasil na luta contra a ditadura militar nos anos 60 e início dos 70, sob o ponto de vista de seus integrantes. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Em Busca da Verdade” (2015), dirigido por Deraldo Goulart e Lorena Maria. Brasil República – Ditadura Militar: Apresenta as principais investigações da Comissão da Verdade sobre as graves violações de direitos humanos ocorridas na ditadura militar. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Manhã Cinzenta” (1969), dirigido por Olney São Paulo. Brasil República – Ditadura Militar: Sobre um golpe de estado imaginário na América Latina, o poder, a repressão e a resistência à ditadura militar. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Que bom Te Ver Viva” (1989), dirigido por Lúcia Murat. Brasil República – Ditadura Militar: Aborda a tortura durante a ditadura militar, com depoimentos de mulheres guerrilheiras, vítimas que sobreviveram. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Cabra Cega” (2005), dirigido por Toni Ventura. Brasil República – Ditadura Militar: Sobre a ação de militantes da luta armada que vivem o sonho e o pesadelo do projeto revolucionário durante a resistência ao regime militar. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Cidadão Boilesen” (2009), dirigido por Chaim Litewski. Brasil República – Ditadura Militar: Narra a história de empresário que assistia sessões de tortura na ditadura. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: ” Vlado – 30 Anos Depois” (2005), dirigido por João Batista de Andrade. Brasil República – Ditadura Militar: Aborda a história do jornalista Vladimir Herzog, preso, torturado e assassinado na prisão pelo regime militar, em 1975.Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “1964 – Um golpe contra do Brasil” (2013), dirigido por Alípio Freire. Brasil República – Ditadura Militar: Propõe uma reflexão sobre o golpe de. 1964, a atuação americana em favor dos golpistas e as tentativas anteriores de
golpe. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Terra em Transe” (1967), dirigido por Glauber Rocha. Brasil República – Ditadura Militar: Sobre um país fictício da América Latina, cenário de uma convulsão desencadeada pela luta em busca do poder. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Batismo de Sangue” (2006), dirigido por Helvécio Ratton. Brasil República – Ditadura Militar: Sobre a resistência dos frades dominicanos contra a ditadura militar e o envolvimento com o grupo guerrilheiro ALN de Marighella. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Golpe de 64 – a procissão está nas ruas” (2000), dirigido por Guilherme Fontes. Brasil República – transição para Ditadura Militar: Contextualiza os anos 1960 no panorama internacional e nacional, com depoimentos de personalidades que viveram os acontecimentos. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “O que é isso Companheiro” (1997), dirigido por Bruno Barreto. Brasil República – Ditadura Militar: Sobre a história do sequestro do embaixador americano dos EUA no Brasil, Charles Burke Elbrick, em 1969, por integrantes dos grupos guerrilheiros MR-8 e ALN, que lutavam contra a ditadura. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Hércules 56” (2006), dirigido por Sílvio Da-Rin, Brasil República – Ditadura Militar: História do sequestro do embaixador americano no Brasil Charles Burke Elbrick em 1969 e sua troca por quinze presos políticos que são enviados ao México pelo avião Hércules 56 da FAB. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Zuzu Angel” (2006), dirigido por Sérgio Rezende. Brasil República – Ditadura Militar: Retrata a busca da estilista Zuzu Angel pelo seu filho, torturado e assassinado pela ditadura em 1971. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Lamarca” (1994), dirigido por Sérgio Rezende. Brasil República – Ditadura Militar: Aborda os últimos dias de vida do capitão Carlos Lamarca, que durante a ditadura militar abandona as forças armadas e se torna um dos líderes da luta armada. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Marighella” (2019), dirigido por Wagner Moura. Brasil República – Ditadura Militar: Sobre a história da vida de Carlos Marighela, um dos fundadores da ALN – Ação Libertadora Nacional e um dos principais organizadores da luta armada contra a ditadura militar. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Marighella – retrato falado do guerrilheiro” (2001), dirigido por Sílvio Tendler. Brasil República – Ditadura Militar: Narra a trajetória do político e líder comunista Carlos Marighella, da sua adesão ao Partido Comunista e participação na Intentona de 1935 até a sua atuação como líder nos movimentos de luta armada contra a ditadura. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Soldados do Araguaia” (2017), dirigido por Belisário Franca. Brasil República – Ditadura Militar: Apresenta depoimentos dos soldados que participaram do conflito na selva amazônica para combater a Guerrilha do Araguaia, relato das atrocidades sofridas e o tratamento dado aos soldados e guerrilheiros. Foram mandados pelo exército brasileiro entre 1972 e 1975. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “O Bom Burguês” (1983), dirigido por Oswaldo Caldeira. Brasil República – Ditadura Militar: História de um bancário que desvia dinheiro do Banco do Brasil para financiar dois grupos revolucionários que lutavam contra a ditadura militar. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Histórias que Nosso Cinema (não) Contava” (2017), dirigido por Fernanda Pessoa. Brasil República – Ditadura Militar: Faz uma releitura histórica sobre o período da ditadura através do cinema de pornochanchada, o gênero mais visto e produzido durante os anos 70. Retrata a violência do Estado, a luta armada, o chamado milagre econômico, o êxodo rural e a expansão das favelas. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “O Ano em que Meus Pais saíram de Férias” (2006), dirigido por Cao Hamburguer. Brasil República – Ditadura Militar: Narra a história de um garoto cuja vida muda completamente em 1970, quando seus pais são obrigados a fugir por serem perseguidos pela ditadura. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Torre das Donzelas” (2019), dirigido por Suzana Lira. Brasil República – Ditadura Militar: Um grupo de mulheres ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff revisita a história das suas prisões na penitenciária feminina chamada de Torre das Donzelas durante a ditadura militar. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Ação entre Amigos” (1998), dirigido por Beto Brant. Brasil República – Ditadura Militar: Vinte e cinco anos após o fim do regime militar, quatro amigos ex guerrilheiros se reúnem para punir o homem que os torturou em 1970. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Barra 68 – Sem perder a ternura” (2001), dirigido por Vladimir Carvalho. Brasil República – Ditadura Militar: Aborda a criação da Universidade de Brasília, a luta de Darcy Ribeiro para implantar as inovações que propunha e a perseguição sofrida com o golpe militar de 1964.Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “O Sol: Caminhando contra o Vento” (2006), dirigido por Tetê Moraes. Brasil República – Ditadura Militar: Conta a história do jornal O Sol, idealizado por jovens após o golpe militar de 1964, que pretendiam criar um jornal diferente. Com breve duração, retratou uma geração de jovens que passava por transições intensas, manifestações estudantis e festivais de música. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “By By Brasil” (1980), dirigido por Cacá Diegues. Brasil República – Ditadura Militar: Aborda discussões político-culturais sobre os anos 70. Apresenta contradições entre o moderno e o tradicional na cultura brasileira. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Pixote – A Lei dos mais Fracos” (1981), dirigido por Héctor Babenco.
Brasil República – Ditadura Militar: Retrata a situação de vulnerabilidade social
das crianças e adolescentes nos anos 1970 e 1980 e a forma de tratamento a que estão submetidos pela sociedade e instituições responsáveis, em um cenário de violência. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Cidade de Deus” (2002), dirigido por Fernando Meirelles. Brasil República – Ditadura Militar: Aborda o crime organizado do bairro Cidade de Deus, subúrbio do Rio de Janeiro, nas décadas de 1960 a 1980. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “JK no Exílio” (2010), dirigido por Charles Cesconetto e Bertrand Tesson. Brasil República – Ditadura Militar: Sobre o período em que Juscelino Kubitschek passou no exílio na França, após a cassação de seus direitos políticos pela ditadura militar. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Filme: “Dossiê Jango” (2013), dirigido por Paulo Henrique Fontenelle. Brasil República – Ditadura Militar: Narra as circunstâncias da morte de João Goulart em 1976, com a suspeita de assassinato, assim como nas mortes de Juscelino Kubitschek e Carlos Lacerda. Crédito da Capa: reprodução da internet.
Observação: esta página ainda está em construção e será constantemente atualizada. Quer sugerir algum título para a nossa lista? Escreva para nós: contato@revistaintertelas.com