Editora Alameda lança hoje o livro “Mulheres na Luta Armada” de Maria Cláudia Ribeiro

Nesta quinta-feira, 18 de outubro, às 19h, na livraria Travessa, em Botafogo, bairro da capital carioca, a Alameda Casa Editorial lança o livro “Mulheres na luta armada: protagonismo feminino na ALN (Ação Libertadora Nacional)”, de Maria Cláudia Badan Ribeiro. Segundo informações da editora esta obra vai preencher algumas lacunas importantes para o estudo e compreensão dos anos e atos de resistência à ditadura de 1964.

As ações armadas de guerrilha urbana, desencadeadas a partir de 1967 até 1973, em seis anos de enfrentamento, passaram a ser a única frente de oposição ao regime militar e, até o momento, foram frequentemente ignorados pela história oficial, tanto pela intelectualidade de esquerda, quanto de direita. 

Ainda segundo o site da editora, geralmente os relatos e análises do período falam do golpe de Estado, das lutas estudantis, chegam à passeata dos cem mil e à promulgação do AI-5, pulando para as lutas pela anistia e as greves do ABC no final dos anos 70, e a chamada redemocratização. São também pouco mencionadas e analisadas as atuações de Carlos Marighella, Joaquim Câmara Ferreira, Ana Maria Nacinovic e milhares de outras mulheres e homens que dedicaram suas vidas contra a ditadura militar, em favor da liberdade.

De acordo com a Alameda Editorial, é preciso lembrar que estas figuras da resistência  romperam com a sociedade e com suas famílias, questões que muitas vezes acabam ocultas pelas historiografias. Desta forma, Maria Cláudia acaba por resgatar a história da ALN, escondida pela vitimização da luta e, ao mesmo tempo, expõe as vidas tão pouco contadas das mulheres brasileiras que pegaram em armas contra a ditadura.

Maria Cláudia Badan Ribeiro é bacharel em letras (italiano e francês) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre em sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutora em história social pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutora pelo Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL-Sorbonne Nouvelle) e pelo programa de pós graduação em sociologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Para obter outras informações e adquirir o livro acesse o site da Alameda Casa Editorial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: