Conferência sobre Machado de Assis abre o ciclo de palestras da Academia Brasileira de Letras

577724_407806869229429_988676319_n
Estátua de Machado de Assis na Academia de Letras, localizada no Rio. Crédito: Academia Brasileira

Nesta quinta-feira, dia 21.03, a Academia Brasileira de Letras (ABL) realiza a abertura de sua programação cultural de 2019,  apresentando o ciclo de conferências “ Presenças Fundamentais”. A temporada deste ano sob a coordenação geral da acadêmica e escritora Ana Maria Machado, primeira-secretária da ABL, contempla em sua atividade inicial a temática “O lugar de Machado de Assis na literatura brasileira”, tendo como palestrante o acadêmico Domício Proença Filho.

Machado de Assis, considerado o maior escritor da literatura brasileira e um dos maiores da literatura de língua portuguesa, foi jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo. Sua obra abrange praticamente todos os gêneros literários. Fundador da cadeira número 23 da Academia Brasileira de Letras,  escolheu como seu patrono José de Alencar, em razão de sua amizade e admiração. Exerceu a presidência da Academia por mais de dez anos, passando a instituição a ser conhecida como “Casa de Machado de Assis”. Muitas de suas obras, cujas narrativas enfocam temáticas atemporais, receberam adaptações à linguagem cinematográfica e televisiva atual.

A conferência terá início às 17 h 30min no Teatro R. Magalhães Jr. (Av. Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro). Também comporão o ciclo mais duas conferências realizadas às quintas-feiras no mesmo horário e local, abordando as seguintes temáticas: “Joaquim Nabuco: uma visão do passado brasileiro”, tendo como conferencista o acadêmico Evaldo Cabral de Mello e “ Rui Barbosa, 170 anos, dimensão da atualidade do seu percurso”, com o palestrante acadêmico Celso Lafer. Os eventos terão entrada gratuita e o fornecimento de certificado de participação. Para mais informações acesse o site da Academia Brasileira de Letras.

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: