CEA promove o I Simpósio Fluminense de Estudos Asiáticos na UFF

Crédito: Facebook I Simpósio Fluminense de Estudos Asiáticos.

Entre 09 e 12 de setembro, o Centro de Estudos Asiáticos da Universidade Federal Fluminense (CEA-UFF) vai realizar o I Simpósio Fluminense de Estudos Asiáticos da UFF: Faces da Ásia, que ocorrerá no Campus do Gragoatá, Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, S/N – São Domingos, Niterói – RJ. O CEA é um núcleo interdisciplinar de estudos e pesquisas sobre a Ásia, que visa analisar e investigar processos históricos-sociais dos países do continente, à partir das diversas correntes e perspectivas teórico-metodológicas. O centro ainda visa instigar a participação e aproximação do público acadêmico e afins por meio da realização de eventos, grupos de leitura, apoio ao desenvolvimento de pesquisas e discussões relacionadas aos Estudos Asiáticos.

Outras atividades já realizadas:: CEA realiza minicurso sobre Anarquismo Chinês na UFRJ. Crédito: arquivo Mateus Nascimento/CEA.

Sobre o simpósio, segundo divulgado pelo edital do evento, a iniciativa visa divulgar a produção acadêmica brasileira na área de Estudos Asiáticos através de mesas de debates, minicursos, apresentações de trabalhos, exposições de projetos em banners e lançamentos de livros. O objetivo principal desta programação é fomentar a discussão acadêmica entre os estudantes interessados em estudos referentes à Ásia, promovendo espaço para o incentivo da pesquisa na área e apoiando a apresentação de trabalhos desenvolvidos por graduandos(as), mestrandos(as) e doutorandos(as), além de professores(as) da UFF ou de outras universidades. 

Outras atividades já realizadas:: 1 Dia de Ásia na Biblioteca, atividade do CEA com estudantes da Escola Municipal Pastor Ricardo Parise. Crédito: arquivo Mateus Nascimento/CEA.

Poderão participar estudantes com matrícula ativa em qualquer curso de graduação ou pós-graduação, ou já formados em qualquer curso de graduação ou pós-graduação de todas as instituições de ensino superior do país devidamente credenciadas pelo MInistério da Educação (MEC), e instituições internacionais. Segundo os organizadores do evento, os trabalhos deverão versar sobre assuntos relacionados aos Estudos Asiáticos (Asian Studies). As submissões de comunicações no evento estarão abertas entre 20 de junho e 10 de agosto de 2019, exclusivamente através deste Formulário de Inscrição.  (clique no link para participar). Já a inscrição para ouvintes ocorrerá entre os dias 20 de junho a 05 de setembro.

Outras atividades já realizadas:: CEA realiza a mesa Mulheres dos/nos Estudos Asiáticos. Crédito: arquivo Mateus Nascimento/CEA.

De acordo com as diretrizes estabelecidas, para os autores que tiverem seus trabalhos aprovados , é necessário depositar uma taxa de inscrição no valor de R$ 30,00, (dados para depósito em conta BB estão no edital, link abaixo) entre os dias 09 e 15 de julho, e enviar o comprovante para o email centrodeestudosasiaticosdauff@gmail.com, sob pena de eliminação. Os inscritos receberão a confirmação de inscrição, de recebimento do pagamento, a programação completa das mesas de comunicação e das conferências bem como o seu certificado por e-mail especificado no ato da submissão de comunicação.

Outras atividades já realizadas: reunião de pesquisa do CEA. Crédito: arquivo Mateus Nascimento/CEA.

A programação ainda vai contar a participação de autoridades diplomáticas, da Associação Nacional do Professores de História – ANPUHNúcleo BRICS da UFF, MidiÁsia (Asian Club, Instituto Confúcio da PUC-RJ, Núcleo de Estudos Contemporâneos da UFF (NEC), Laboratório de Estudos Asiáticos da USP – LEA USP Biblioteca Parque de Niterói. Para mais informações sobre o evento acompanhe a página no Facebook, e para obter mais detalhes sobre a inscrição, acesse o Edital do I Simpósio Fluminense de Estudos Asiáticos

O CEA já realizou outros eventos visando incentivar a pesquisa sobre assuntos do continente asiático. Veja um pouco do que ocorreu na I Semana de Estudos Asiáticos, em maio deste ano. 

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: