Proafro-UERJ promove cine-debate com o filme “Infiltrado no Klan” de Spike Lee nesta quinta-feira

Still do filme “Infiltrado no Klan” (2018), de Spike Lee. Crédito: Facebook do Proafro.

O grupo Proafro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) vai promover um cine-debate sobre a mais recente obra do diretor e ativista Spike Lee “Infiltrado no Klan” (2018), amanhã, 15 de agosto, quinta-feira, na UERJ – RAV 94, BLOCO F, 9º ANDAR. O filme será exibido às 16h e às 18h o debate e análise das questões salientadas nesta produção cinematográfica iniciam.

O enredo de “Infiltrado na Klan” conta a história real de um policial negro que se infiltrou na Klu Klux Klan, organização que ainda existe e prega a segregação racial e a superioridade da raça branca nos Estados Unidos. Spike Lee tem uma carreira com diversos filmes que abordam a questão do negro nos EUA. Ele já foi indicado para vários prêmios do cinema na categoria de melhor diretor, assim como melhor filme. No Oscar desta ano ele ganhou a estatueta de melhor roteiro adaptado com esta obra.

O cenário político que serve de base para entender a história desta obra ocorre em 1970, quando os Estados Unidos encontra-se em meio a uma conturbação social, com protestos contra a Guerra do Vietnã e ascensão de grupos sociais através de movimentos, organizações e partidos como os Panteras Negras. Estes visavam o fim da cultura criada a partir de regimes de segregação racial no sul do país, a garantia de direitos civis negados e o combate à violência policial e ao genocídio dos negros.

O Proafro é um grupo que tem como objetivo incentivar a pesquisa de temas e questões relativas à história cultural e política dos povos Africanos e Afro-Americanos, assim como sobre as políticas públicas de promoção da igualdade racial e de gênero nas Américas, em particular, no Brasil. Para mais informações sobre o evento, acesse a página no Facebook do Proafro-UERJ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: