
Nesta quarta-feira, 27 de novembro, às 18h30, o Cine Esquema Novo (CEN) 2019 – Arte Audiovisual Brasileira chega ao fim de mais uma edição, com a exibição do longa-metragem de Eryk Rocha, “Breve Miragem de Sol“, seguida de cerimônia de premiação da Mostra Competitiva Brasil, Mostra Outros Esquemas e Mostra Audiovisual em Curso, na Cinemateca Capitólio Petrobras, com entrada franca.
Breve Miragem de Sol estreou internacionalmente em outubro durante o BFI London Film Festival e no Brasil na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e conta a história de Paulo (40), um homem desempregado e recém divorciado que começa a dirigir um táxi pelas noites do Rio de Janeiro. Carregando uma dívida com seu filho, Mateus (10), ele encontra no novo trabalho a chance de um recomeço.
Logo a seguir, na premiação do CEN 2019, as 33 obras da Mostra Competitiva Brasil concorrem ao Grande Prêmio Cine Esquema Novo. A comissão julgadora é formada pela realizadora Camila Leichter, a crítica de arte e curadora Gabriela Motta e o ator e diretor Silvero Pereira. O vencedor do prêmio recebe o troféu, confeccionado pelo artista Luiz Roque, criado especialmente para o CEN, além de prêmios em serviços da Locall, KF Studios, TECNA/PUCRS.
As Mostras Outros Esquemas e Audiovisual em Curso também terão seus vencedores revelados. Com voto popular, o filme vencedor da Mostra Outros Esquemas receberá prêmios da Locall e TECNA/PUCRS. Com 15 produções que foram exibidas na Cinemateca Capitólio Petrobras, a mostra surge de um desejo do time de curadores do CEN 2019 em contemplar um espaço de expressão diferente da Mostra Competitiva Brasil.
“Todos os anos recebemos obras que nos despertam muito interesse, que queríamos muito ver no festival, mas que, por termos uma proposta de curadoria, digamos, quase temática (afinal, temos como subtítulo “Arte Audiovisual Brasileira”), acabamos com muito pesar não selecionando. Assim surgiu a Outros Esquemas, para exibir esses filmes que gostamos muito e que, justamente num momento em que o nosso cinema sofre ataques e riscos, devem ganhar mais espaço para se expressar”, revelam.

Já a Mostra Audiovisual em Curso premiará, também através de escolha do público, os melhores projetos de curadoria, que receberão bolsas de cursos da Fluxo – Escola de Fotografia e Cinema. A segunda edição da Mostra Audiovisual em Curso que contou com a curadoria de 19 alunos de sete cursos de realização audiovisual, artes visuais, comunicação e animação de cinco instituições do RS: Crav/Unisinos, Teccine/PUCRS, Fabico e Instituto de Artes/UFRGS, Audiovisual e Animação/UFPEL e Audiovisual/Uniritter, reunindo 38 obras selecionadas pelos alunos-curadores.
Os ingressos para a exibição de Breve Miragem de Sol custam R$ 10,00 e podem ser adquiridos na bilheteria da Cinemateca Capitólio 30min antes da sessão. A Cerimônia de Encerramento do CEN 2019 tem entrada franca, com distribuição de senhas a partir das 20h e exibirá o vídeo-manifesto “Experimentar é resistir” produzido pela diretoria 2019 da APTC-RS em parceria com o Cine Esquema Novo. Em diálogo com o jogo dadaísta do cadáver esquisito, a entidade convida os realizadores do festival para compor uma só voz em defesa do audiovisual brasileiro.

Realizado com recursos do edital SAV/MINC/FSA nº 11, 2018, o Cine Esquema Novo 2019 é uma realização de: Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura; Correalização de Goethe-Institut Porto Alegre; Apoio Institucional de Ministério das Relações Exteriores, Embaixada da França no Brasil e RS Criativo; Apoio de Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Secretaria Municipal da Cultura através da Coordenação de Cinema e Audiovisual/Cinemateca Capitólio Petrobras e Prime Box Brazil; e Apoio Premiação de Locall, KF Studios, TECNA/PUCRS e Fluxo – Escola de Fotografia e Cinema.
Deixe seu comentário