“Hiroshima e Holocausto Nunca Mais” realiza debate na internet entre sobreviventes do ataque nuclear e do Nazismo

Crédito: Facebook Sobreviventes pela Paz.

Nesta quinta-feita, 14 de maio, às 20h, o Sobreviventes Pela Paz fará um bate-papo ao vivo, pelo seu canal no YouTube entre dois sobreviventes da Segunda Guerra Mundial. São eles: Kunihiko Bonkohara, que testemunhou o ataque nuclear perpetuado pelos Estado Unidos, em 1945, em Hiroshima, no Japão; e Andor Stern, único brasileiro nato que sobreviveu ao Holocausto e presenciou os horrores dos campos de concentração de Auschwitz – Birkenau, construídos pela Alemanha nazista. O evento contará com a mediação do historiador e professor Gabriel Pierin e terá apresentação de Rogério Nagai, idealizador do projeto, que hoje leva o nome de “Hiroshima e Holocausto Nunca Mais”.

O projeto Sobreviventes Pela Paz deu origem a peça documental Os Três Sobreviventes de Hiroshima, que traz ao público histórias e depoimentos de três cidadãos japoneses, que estavam na cidade durante o lançamento da bomba nuclear. Fazendo uso de técnicas do teatro documentário, ou teatro de não-ficção, o evento utiliza-se de documentos, fatos e memórias como fontes primárias para a sua elaboração.

Tal forma teatral surgiu na Alemanha, em 1925, com o dramaturgo Erwin Piscator, após a sua participação na Primeira Guerra Mundial. Assim, três sobreviventes da bomba atômica narram suas experiências e memórias. Neste ano, a iniciativa foi reformulada e vai promover a interação entre os sobreviventes de Hiroshima e um do Holocausto, que ao contarem suas histórias, buscam provocar uma reflexão no público, no intuito de propagar uma conscientização política em favor da paz.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: