CCJF reapresenta concerto de Yuka Shimizu em homenagem ao compositor Ernesto Nazareth

A pianista Yuka Shimizu. Crédito: Arquivo Pessoal.

Em sua Programação Especial da Quarentena, o Centro Cultural Justiça Federal, localizado no Rio de Janeiro, está disponibilizando online uma retrospectiva de eventos realizados em anos passados. Em 2013, a pianista japonesa Yuka Shimizu apresentou o concerto “Homenagem aos 150 anos de Ernesto Nazareth”, no qual fez um passeio por algumas das obras do compositor brasileiro.

A pianista de formação clássica, proveniente de Saitama, teve o primeiro contato com a música brasileira aos 12 anos de idade quando ouviu Ernesto Nazareth, iniciando uma paixão musical pela obra do compositor brasileiro. No Brasil, gravou o CD Embalada Pela Brisa do Rio com repertório dedicado ao também pianista. Já adulta resolveu realizar o sonho de visitar o Brasil e acabou permanecendo no país. Atualmente seus recitais unem o clássico e o popular com obras de NazarethChiquinha Gonzaga e Villa Lobos.

O pianista e compositor brasileiro Ernesto Nazareth Crédito: Arquivo/Globo.

Ernesto Júlio de Nazareth foi um pianista e compositor brasileiro. É considerado um dos grandes nomes do maxixe, um subgênero do choro. É o patrono da cadeira de número 28 da Academia Brasileira de Música. Assista o concerto na íntegra no vídeo abaixo. 

 

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: