Bollywood debate o papel da mulher nas Forças Armadas da Índia, que já tem sua primeira General de Divisão do Exército

Tenente General Madhuri Kanitkar com seu marido Rajiv Kanitkar (dir.). Credito: Twitter

Em seu belo sari verde-oliva, Madhuri Kanitkar exala orgulho nas fotos publicadas na mídia indiana. Afinal, ela é a primeira mulher do exército indiano a tornar-se tenente-general, o equivalente a general de divisão no exército brasileiro. Pediatra, a tenente-general Madhuri Kanitkar serviu ao exército indiano por 37 anos. Seu marido, Rajiv Kanitkar,  também é tenente-general (ou general de divisão). Assim, é o primeiro casal das Forças Armadas indianas a alcançar essa patente.

Nas últimas semanas, o debate da presença da mulher das Forças Armadas ganhou fôlego na Índia, com o lançamento do filme “Gunjan Saxena: a menina da guerra de Kargill”, na plataforma de streaming Netflix. Trata-se da história real de uma oficial da Força Aérea da Índia que dirigiu um caça durante uma guerra. Gujan Saxena entrou para a Força Aérea em 1994 e dirigiu um helicóptero de guerra durante o conflito com o vizinho Paquistão cinco anos depois. Os produtores do filme propagandearam a história de que ela teria sido a primeira mulher indiana a pilotar em uma guerra.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas uma polêmica tomou conta da Índia, com a aparição de Srividya Rajan, outra pilota da Força Aérea e colega de Gunjan. A ex-tenente Rajan diz que ela foi a primeira mulher a pilotar em uma guerra. De qualquer forma, as duas romperam padrões dentro da Força Aérea e tornando-se exemplos para outras indianas de conquista de espaços em uma sociedade patriarcal. Polêmicas à parte, a tenente-general Madhuri Kanitkar havia sido reitora da Faculdade de Medicina do Exército na cidade de Pune (no estado de Maharashtra).

Ela é a terceira tenente-general mulher na Índia, mas as outras duas eram da Aeronáutica (a marechal-do-ar Padmavathy Bandopadhyay), e da Marinha (a vice-almirante e cirurgiã Punita Aurora). A tenente-general Madhuri Kanitkar contou que teve que contrariar a vontade de seu pai para se tornar uma médica do Exército. Ele era contra porque sabia que a filha iria viajar o país todo. A sua grande inspiração foi a avó paterna, que tinha sido médica nos anos 20, disse a tenente-general Madhuri Kanitkar, em uma entrevista para o website SheThePeople.

Fonte: Texto originalmente publicado no Beco da Índia.
Link direto: http://becodaindia.com/bollywood-provoca-debate-sobre-papel-da-mulher-nas-forcas-armadas-da-india-que-promove-uma-mulher-ao-posto-de-general-de-divisao-de-seu-exercito/

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: