
Na tarde desta quarta-feira, dia 7 de outubro de 2020, o Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ), localizado no Rio de Janeiro, inaugurou sua sede social no bairro de Laranjeiras! A instituição tradicionalmente conhecida pelo seu espaço no centro da cidade, agora conta com mais um prédio, situado na rua Alice, número 1150, com aproximadamente 2000 metros de área construída.
A cerimônia contou com a participação da diretoria do ICBJ e do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, nas figuras do cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Tetsuya Otsuru, da cônsul-cultural Rina Ishikawa e do presidente do ICBJ na figura do presidente Sohaku Bastos, além das lideranças públicas municipais como o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego do RJ – CET-Rio, representantes das entidades nipo-brasileiras irmãs, como o Minoru Matsura, presidente da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, e outras personalidades do universos das lutas marciais japonesas. A cerimônia contou com discursos do presidente Bastos e do cônsul-geral Otsuru, os quais louvaram a trajetória do ICBJ enquanto instituição de âmbito federal dedicada a congregar o melhor da cultura japonesa no Brasil.
Além dos discursos, no evento ainda ocorreu a inauguração do dōjō, espaço de treinamento à moda japonesa que visa reunir crianças, jovens, adultos e os de melhor idade no aprendizado do budō – ética e conduta guerreira – através da prática de lutas marciais japonesas, como o karatê. O evento marcou a fundação da Aliança Nipo-Brasileira de Karatê-dō, órgão que engloba as principais linhagens do karatê no estado Rio e no país, em prol do ensino de arte e cultura japonesa.
Mateus Nascimento
Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF). Pesquisador efetivo do Centro de Estudos Asiáticos (CEA-UFF), do Núcleo de Estudos Tempo Literário do Instituto Cultural Brasil-Japão e do MidiÁsia/UFF – Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea
Supervisão jornalística
Alessandra Scangarelli Brites
Editora-chefe da Revista Intertelas
Deixe seu comentário