Dica Intertelas: “União Soviética, uma poderosa potência industrial” – capítulo da obra “20 anos do poder soviético”

Jovens operadores de máquinas-ferramenta da Fábrica de Trator de Kharkov aprendem a trabalhar em 1932. Crédito: Sputnik.

Os resultados dos planos quinquenais mostraram que o sistema de economia capitalista é frágil e instável, que já está desatualizado e que é necessário deixar seu lugar para outro melhor: o sistema econômico socialista soviético. O único sistema econômico que não teme crises e está aberto a superar dificuldades insolúveis ao capitalismo é o sistema econômico soviético“. STALIN, Resultados dos planos quinquenais, “Questões do Leninismo”, pág. 512, 10a Edição.

O texto a seguir é uma tradução do russo para português, adaptada do capítulo “СССР – Могущественная индустриальная держава“ (União Soviética, uma poderosa potência industrial), pertencente ao livro “20 лет Советской власти: Статистический сборник (цифровой материал для пропагандистов)” (20 anos do poder soviético – Uma Coletânea Estatística), publicado em 1937 pela editora ПАРТИЗДАТ ЦК ВКП (б) (Editora Oficial do Partido Comunista da URSS). Esta tradução, realizada por Matheus ‘Gusev’ Pereira Jorge, integrante da Organização Jovens Compatriotas Russos no Brasil (OJCRB), possui cunho totalmente histórico e científico, tendo como finalidade o auxílio a pesquisadores do período e economia soviética.

Crédito: OJCRB.

No capítulo em questão existem 25 tabelas com dados de todo o processo produtivo da União Soviética (eletrificação, mineração, indústria química, indústria alimentícia, etc.) de 1917 à 1937, e garanto que os números são impressionantes. Para ler o texto na íntegra, acesse o site da Organização Jovens Compatriotas Russos no Brasil.

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: