Programa “Comunicação & Trabalho”: a Força Expedicionária Brasileira, o Botafogo e a luta contra o fascismo

Fotografia registra retorno de Geninho e outros pracinhas ao Brasil após a guerra. Crédito: Sport TV/montedo.com

Hoje, o Canal de Podcasts da Revista Intertelas lança o programa “Comunicação & Trabalho”, que vai tratar de temas ligados à história e às relações internacionais, sempre buscando um diálogo franco e didático com o ouvinte. Em seu primeiro episódio, o tema central é a Força Expedicionária Brasileira e o Botafogo. Isso mesmo, essas duas questões estão ligadas.

O Comunicação e Trabalho é apresentado por Vinícius Ramos – graduado, mestre e doutor em história pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do Integralismo e da II Guerra Mundial. Autor do livro “Páginas verdes de uma imprensa marrom”, pela Ciências Revolucionárias e um dos autores do livro “A Grande Guerra Patriótica dos Soviéticos”, publicado pela editora Multifoco. Junto com ele, você vai descobrir como o futebol brasileiro e a Segunda Guerra Mundial foram unidos pelo fio da História.

Crédito: Mariana S Brites/Revista Intertelas.

Devido à carência de fontes e ao desinteresse dos pesquisadores brasileiros, pouco tem sido tratado sobre o tema, relegando a um ostracismo a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Aparentemente os fuzileiros navais dos Estados Unidos da América parecem despertar mais o interesse de alguns historiadores nacionais do que os pracinhas brasileiros. A história da FEB está ainda por ser mais aprofundada. Há poucos trabalhos sobre essa que foi a maior mobilização militar da América Latina, durante a Segunda Guerra Mundial.

Ao que se observa, as inúmeras anedotas servem apenas para depreciar a imagem do próprio brasileiro e correm com muito mais facilidade do que trabalhos comprometidos com algum rigor histórico. O dia 22 de setembro de 1944 ficaria marcado na História de um dos mais tradicionais clubes do Brasil. Nesta data embarcaram para a Europa quatro atletas do time Botafogo de Futebol e Regatas para auxiliarem as tropas da FEB na Itália. Confira abaixo!

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: