
AKA, trabalho concebido pela performista Emilie Sugai (Núcleo Tabi) e pelo diretor Lee Taylor, filmado pelo cineasta Joel Pizzini no teatro FAAP, será apresentado em sessões gratuitas online via Sympla de 28 a 31 de janeiro e de 04 a 07 de fevereiro. O espetáculo investiga o universo pictórico e escultórico de Tomie Ohtake (1913-2015), tendo como referência a dança butô, objeto de pesquisa de Emilie Sugai desde 1991, quando integrava a Cia Tamaduá de Dança Teatro, sob direção de Takao Kusuno (1945-2001), considerado o introdutor da expressão artística japonesa no Brasil.
A dupla de criadores Emilie Sugai e Lee Taylor, que se conheceu em “Foi Carmen” (2008), de Antunes Filho, retoma com AKA uma parceria iniciada em 2013, quando realizaram o site specific Holoch, no antigo Centro de Cultura Judaica, considerado o melhor espetáculo solo do Prêmio Denilto Gomes, promovido pela Cooperativa Paulista de Dança. O roteiro cênico de AKA, “vermelho” em japonês, inspirou-se na estética das linguagens desenvolvidas pela artista plástica, e é composto de quatro estações: esboços, gravura, pintura e escultura.
Cada estação possui uma cor predominante que remete às cores mais usadas nos trabalhos de Tomie: o branco, o amarelo, o azul e o vermelho. Emilie Sugai busca corporificar as sensações suscitadas pelas formas do universo da artista plástica. AKA atravessa a arte abstrata de Tomie Ohtake, de modo sensorial, propondo um diálogo interdisciplinar entre as artes plásticas e a dança contemporânea.
O projeto AKA recebeu o Prêmio ProAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo para a produção e temporada de espetáculos inéditos de dança no Estado de São Paulo. Devido à pandemia da Covid-19, o espetáculo foi transposto para filme, sob o olhar do cineasta Joel Pizzini, (500 Almas e Zimba), parceiro de criação de Emilie Sugai desde 2003, em obras como o espetáculo Lunaris, a performance Termini e o filme Elogio da Sombra. Este projeto tem apoio da Fundação Japão, Instituto Tomie Ohtake, Santa Luz, Teatro FAAP. Para fazer a sua inscrições e obter outras informações, acesse o Linktree do Núcleo Tabi.
Fonte: Texto originalmente publicado no site Linktree do Núcleo Tabi.
Link direto: https://linktr.ee/NucleoTabi?fbclid=IwAR0LgqGYMsBFo3bmab-oqEDa1HVjmZRw5yhdUHUWpy8W4PB8PoLu8BRmJ_Q
Deixe seu comentário