Cinemas africanos na história e teoria do cinema é tema de curso gratuito oferecido pela Mostra de Cinemas Africanos

Crédito: Mostras de Cinema Africanos.

A Mostra de Cinemas Africanos em parceria com Cineclube Mário Gusmão abre inscrições para o curso Cinemas Africanos nas História(s) e Teoria(s) do cinema que acontece de forma online e gratuita entre os dias 17 a 27 de fevereiro de 2021. Ministrado pelas pesquisadoras Ana Camila Esteves e Jusciele Oliveira, o  curso propõe discutir as histórias e teorias do cinema em sua articulação com os cinemas africanos. Estudantes e professores universitários de cinema, preferencialmente da rede pública de ensino, que tenham interesse devem inscrever-se entre os dias 01 e 11 de fevereiro, através do site Mostra de Cinemas Africanos.

Clique no folder para realizar a sua inscrição. Crédito: Mostras de Cinema Africanos.

Segundo as pesquisadoras, a iniciativa tem como objetivo fornecer repertório e ferramentas de análise para que tanto alunos como professores possam compreender o lugar dos cinemas africanos no estudo e pesquisa em cinema. Serão sete aulas de caráter expositivo e acompanhadas da exibição de trechos de filmes de cineastas africanos que abordarão temas como: nomenclaturas associadas aos filmes africanos, abordagens possíveis do cinema de autor e autoria, dos gêneros cinematográficos e documentários,  além de articular questões de espectatorialidade, difusão (festivais e Netflix) e atividade da crítica de cinema no Brasil, propondo novos contextos de análises temáticas, teóricas, historiográficas e estéticas.

As pesquisadoras pesquisadoras Ana Camila Esteves (esq.) e Jusciele Oliveira (dir.). Crédito: Mostras de Cinema Africanos.

O curso oferece 50 vagas e é dividido em sete aulas, com três horas de duração cada, das 18 às 21 horas (segunda, quarta e sexta) e das 15 às 18 horas (aos sábados), ao longo de duas semanas. Os conteúdos referentes às discussões apresentadas serão previamente encaminhados via e-mail, além de um acervo de filmes africanos para uso em sala de aula. Os candidatos devem adequar-se ao perfil descrito no formulário de inscrição. O resultado da seleção será divulgado dia 14 de fevereiro no site da Mostra de Cinemas Africanos. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: