Mostra “Mulheres Árabes – Cinema & Poesia” inicia amanhã

Annemarie Jacir (à esquerda) e Nujoom Al-Ghanem (à direita). Crédito: Papo de Cinema.

Amanhã, 7 de abril, às 17h, inicia a Mostra Mulheres Árabes – Cinema & Poesia, que se estende até dia 11 de abril, e ocorrerá de forma online e gratuita, através da plataforma Todesplay. Segundo divulgado, trata-se de uma seleção de cinco filme da diretora Annemarie Jacir, da Palestina, e cinco da também realizadora Nujoom Al-Ghanem, dos Emirados Árabes. Integram a programação do evento curtas, médias e longas metragens. A realização é da Women and Film and Television do Brasil, com apoio da Lei Aldir Blanc.

Segundo publicado pelo site da Estação Cultura FM, as duas cineastas e poetisas árabes irão compartilhar experiências com o público num encontro mediado pela curadora Nágila Guimarães, durante o dia de abertura. Conforme Guimarães, Annemarie Jacir tem filmes premiados em importantes festivais internacionais e é uma das principais figuras da nova onda do cinema árabe.

Crédito: divulgação.

Seu filme de estreia, “Sal deste Mar”, foi o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher palestina. Ela também assina o filme “Jornada Impossível”, primeiro curta palestino na seleção oficial do Festival de Cannes. Seus três longas, que também incluem “Quando Vi Você” (2012) e “Wajib: Um Convite de Casamento” (2017) representaram a Palestina no Oscar.

Já a poeta, artista e diretora de cinema Nujoom Al-Ghanem publicou oito coleções de poesia e dirigiu mais de vinte filmes. Reconhecida como uma das maiores documentaristas do mundo árabe, é cofundadora da Nahar Productions, produtora de filmes com sede em Dubai. De acordo com o site da Estação Cultura FM, atualmente a realizadora trabalha como mentora profissional em cinema e redação criativa, além de ser consultora cultural e de mídia. A programação da mostra Mulheres Árabes – Cinema & Poesia inclui debates e saraus, com acesso gratuito.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading