
O candidato do Partido Popular Mongol (PPM), Ukhnaa Khurelsukh, ex-primeiro ministro, venceu as eleições presidenciais realizadas na última quarta-feira, 9 de junho de 2021, com 67,9% dos votos registrados, em um ambiente eleitoral calmo, segundo a mídia local. Para o PPM, uma formação de centro-esquerda herdeira do Partido Comunista significou a primeira vitória após 12 anos, como parte de um processo marcado por medidas restritivas contra a Covid-19 e uma alta taxa de abstenção, (1 milhão 203.238 eleitores dos 2 milhões 041.982 registrados, algo em torno de 41%).
Depois de conhecer os resultados preliminares, Khurelsukh expressou em seu discurso que trabalharia em prol do desenvolvimento da nação e da unidade do povo, após crescer sua simpatia pelas medidas anti-Covid decretadas e prevalecentes nas eleições legislativas de junho de 2020 contra o Partido Democrata (liberal-conservador) do presidente da situação, Khaltmaa Battulga. Ao mesmo tempo, a coalizão de oposição Dangaasuren Enkhbat obteve apenas 20% dos votos, após apostar em sua campanha pelo apoio dos jovens em um país sobrecarregado pela poluição e desertificação. O uso de máscaras, o distanciamento de segurança e a medição da temperatura nas assembleias de voto qualificaram o dia tranquilo das votações, que contou com 43 observadores de organizações estrangeiras e internacionais e 40 jornalistas locais inscritos para o a realização do pleito.
Fonte: Texto originalmente publicado em espanhol no site teleSur.
Link direto: https://www.telesurtv.net/news/partido-izquierda-gana-elecciones-presidenciales-mongolia-20210610-0030.html
Tradução e adaptação – Alessandra Scangarelli Brites – Intertelas
Deixe seu comentário