
Nesta sexta-feira, 18 de junho, acontece a apresentação do espetáculo “Vizinhos”, no YouTube da Cia. Artinerant´s, às 20h. Uma sátira leve e bem humorada da vida a dois, ancorada na acrobacia, equilibrismo e magia circenses. No espetáculo, a companhia flerta com o surrealismo para retratar a rotina de um homem e uma mulher em uma casa.

Os dois atores em cena misturam as ferramentas que usam no picadeiro com o mobiliário doméstico que vai modificando-se, como é o caso de um sofá que se ‘transforma’ em um trampolim para os saltos do acróbata ou de um varal que vira um fio para o caminhar da equilibrista, em uma metáfora do dia a dia com seus grandes desafios. “Vizinhos” faz parte de uma trilogia de espetáculos.

Neste repertório ainda estão “Balbúrdia” (2017) – onde é discutida, por meio da arte circense, as relações de um casal, que inventa e reinventa suas narrativas para seguir em convívio. A montagem interpreta as reações masculina e feminina diante dos acontecimentos com humor; e “Cachimônia” (2019) – que mistura circo, música, humor e artes plásticas para criar situações insólitas, carregando truques, magia, acrobacia e equilibrismo. Com duplo sentido, o título “Cachimônia” é um termo que remete à cachola (popular referência ao sofisticado intelecto ou à cabeça) e pode significar a paciência e o equilíbrio, no caso, a do casal ao enfrentar o cotidiano com seus altos e baixos, ou a coragem deles em virar esse cotidiano de ponta-cabeça com saltos acrobáticos e notas musicais.
Estes dois espetáculos fazem parte da programação da 1ª Mostra de Repertório da Artinerant’s. “Balbúrdia” será transmitida no dia 25 de junho, sexta-feira, às 20h, e “Cachimônia”, no dia 02 de julho, sexta-feira, às 20h. A direção é de Lu Lopes, premiada atriz que interpreta a famosa palhaça Rubra. E no caso do espetáculo “Cachimônia” a direção é também de Tatto Villanueva – ator, palhaço e diretor argentino reconhecido por sua excelência na arte de atuar e ensinar a arte circense. As montagens foram filmadas na lona do Circo Zanni, durante o mês de março, sem público em razão da pandemia. As ações fazem parte do projeto aprovado no ProAC Expresso da Lei Aldir Blanc.
Assista “Vizinhos” hoje, às 20h, no link abaixo
Deixe seu comentário