Comunicação & Trabalho: “Stalingrado: até o último cartucho” de Heinz Schröter

“Stalingrad bis zur letzten patrone” (Stalingrado até o último cartucho), de Heinz Schröter. Crédito: Amazon.

Neste segundo programa do Comunicação & Trabalho, o historiador, professor, pesquisador do Fascismo e da Segunda Guerra Mundial e colunista da Revista Intertelas Vinícius Ramos fala sobre a importância dos correspondentes de guerra e de seus registros da história em curso. Trata-se de um trabalho valioso, como avalia o professor, porém que envolve diversas questões delicadas e que se tornam fonte crucial para a posterioridade.

Especificamente, Ramos relembra o trabalho de Heinz Schröter, que foi enviado pelo Ministro da Propaganda na Alemanha Nazista Paul Joseph Goebbels ao front de Stalingrado, no intuito de relatar os grandes feitos das tropas nazistas em uma das batalhas decisivas que mudariam o curso da Segunda Guerra Mundial e, consequentemente, os rumos da história. Porém, o que Schröter testemunha é um verdadeiro colapso alemão frente à resistência soviética.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em tal situação, o que ele teria reportado aos grandes escalões nazistas? Schröter escreveu seu relato no livro “Stalingrad bis zur letzten patrone” (Stalingrado até o último cartucho) que teve sua primeira publicação em 1945. Acompanhe o áudio do professor Ramos para saber mais no link abaixo.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading