Acadêmico indiano: “artigo do principal líder do Vietnã demonstra o papel do Estado na garantia da justiça social”

O Secretário Geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong. Crédito: VNA.

O artigo “Algumas questões teóricas e práticas sobre o socialismo e o caminho para o socialismo no Vietnã”, do secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, traz uma visão profunda sobre a relação entre o Estado e os pessoas, bem como o papel do primeiro (governo) na garantia da justiça social. Isso foi destacado pelo professor associado e doutor da Faculdade de Economia da Escola de Administração Faisal Ahmed, em entrevista à Agência de Notícias do Vietnã, na qual avaliou este artigo como acadêmico.

Ele reconheceu que, em um mundo devastado pela pandemia de COVID-19, os países que adotaram a estrutura socialista responderam bem às necessidades sociais emergentes. “Hoje, precisamos de uma política centrada nas pessoas, caracterizada pela justiça social, o Estado de direito, instituições fortes e um ecossistema social coeso. O aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e do investimento estrangeiro direto (IED) devem traduzir-se em maior bem-estar social e um melhor padrão de vida“, observou. Ele disse que o artigo de Nguyen Phu Trong estabelece um futuro roteiro focado no ser humano para o Vietnã , que vale a pena multiplicar na comunidade internacional, especialmente para os países em desenvolvimento.

Professor Associado e Doutor Faisal Ahmed da Faculdade de Economia da Escola de Administração. Crédito: VNA.

O acadêmico deu atenção especial à parte investigativa do trabalho sobre a premissa básica de uma economia de mercado com orientação socialista para alcançar a justiça social. O artigo aponta que a economia de mercado com orientação socialista inclui várias formas de propriedade e muitos atores econômicos. “Este é um modelo muito adequado para fortalecer a competitividade global do Vietnã em comércio e investimento“, disse ele.

Avaliando as conquistas do Vietnã no processo de desenvolvimento da economia de mercado de orientação socialista, Faisal Ahmed sublinhou que o país da Indochina fez avanços significativos na implementação da política de renovação (Doi Moi), o que contribuiu para melhorar sua posição no comércio internacional e na competitividade, como bem como seu papel na governança econômica global. “A capacidade de produção doméstica melhorou ao longo dos anos e isso também ajuda o Vietnã a beneficiar-se das exportações”, sublinhou, observando que o IED ajudou a melhorar o padrão de vida da população vietnamita.

Em uma empresa no Vietnã. Crédito: VNA.

Hoje, graças à economia de mercado de orientação socialista, o Vietnã tornou-se um país em rápido crescimento no sudeste da Ásia e cada vez mais participa das cadeias de valor globais”. A respeito das oportunidades e dos desafios para o Vietnã em alcançar a meta de construir o socialismo, ele disse que os vietnamitas são trabalhadores árduos e têm uma habilidade especial para “transformar desafios em oportunidades” e trazer coisas boas para a sociedade.

De acordo com o estudioso, o Vietnã deve continuar a concentrar-se em uma série de fatores, como diversificar a economia e acelerar a industrialização; promover a cooperação com grandes economias asiáticas, especialmente no contexto em que muitas destas estão gradualmente recuperando-se dos impactos do COVID-19 e promovendo a pesquisa científica e tecnológica, entre outros. “Com o objetivo de construir uma economia de mercado de orientação socialista para o bem da população, a ciência e a tecnologia desempenharão um papel muito importante em muitos aspectos, não apenas na economia e no comércio, mas também na governança, desenvolvimento dos ecossistemas marinhos, segurança alimentar, petróleo e gás, criação de empregos e resposta às mudanças climáticas“, indicou.

Fonte: Texto originalmente publicado em espanhol no site do Vietnam +.
Link direto: https://es.vietnamplus.vn/erudito-indio-articulo-del-maximo-dirigente-de-vietnam-demuestra-papel-del-estado-para-garantizar-justicia-social/138795.vnp

Tradução e adaptação Alessandra Scangarelli Brites, editora da Intertelas

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: