
“Frantz Fanon: Pele Negra, Máscara Branca”, biografia do ativista e escritor anticolonialista Frantz Fanon, dirigida por Isaac Julien e protagonizada pelo celebrado ator britânico Colin Salmon, entra nesta sexta-feira, 27 de agosto, no catálogo da Supo Mungam Plus, em versão remasterizada em 2K. A obra usa reconstruções, imagens de arquivo e entrevistas com grandes teóricos e escritores como Stuart Hall, Françoise Vergès e Homi K Bhabha, para contar a história da vida e obra do escritor.

Juntos, o artista e cineasta Isaac Julien (“Young Soul Rebels”, disponível também na Supo Mungam Plus) e o curador e produtor Mark Nash, realizam em “Frantz Fanon: Pele Negra, Máscara Branca” uma exploração intelectual e poética da vida, influência e legado de Fanon, desde seus primeiros anos na Martinica (então uma colônia da França) à sua vida profissional como médico psiquiatra e revolucionário na Argélia durante a sangrenta guerra de independência com a França. Fanon e seu trabalho continuam mais pertinentes do que nunca.
Com os acontecimentos recentes outra dica de filme para este fim de semana, e que já está disponível na Supo Mungam Plus é “O Orfanato”, da diretora Shahrbanoo Sadat, uma das novas vozes do cinema afegão, que deixou o Afeganistão recentemente, em segurança, junto com 9 membros da sua família, com a ajuda do governo francês e de pessoas ao redor do mundo. “O Orfanato” gira em torno de Qodrat, jovem de 15 anos fã de Bollywood que mora nas ruas de Cabul, no final dos anos 80. No longa, a diretora evoca com sensibilidade o mundo interior do protagonista e o turbulento clima político do Afeganistão na época, criando uma experiência humanista única com uma pitada de fantasia.
Deixe seu comentário