Grupo de Estudos AMSEC realiza terceiro encontro sobre produção cultural e ensino de ciências

Crédito: divulgação Grupo AMSEC.

Nos dias 2, 9, 16 e 23 de setembro 2021, das 19h às 20h30min, será transmitido, via YouTube, o III Encontro de Animê, Mangá e SciFi (Ficção Científica) no Ensino de Ciências, promovido pelo grupo de estudos que leva o mesmo nome do evento, que integra o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Os debates promovem uma reflexão acerca dos vinculos entre a produção cultural e o ensino de ciências. Para ter a certificado emitido é preciso realizar a inscrição através do Site Oficial da Inciativa.

Segundo os organizadores do evento, este webinário encontra eco na demanda de vários pesquisadores da área de educação e ensino e nos encontros intermediários já realizados pelo Grupo de Estudos na internet. “A proposta é transitarmos entre a ficção científica e o ensino de ciências, dois poderosos campos que auxiliam a incrementar a educação. Através do diálogo entre experts nas duas áreas, teremos discussões sobre ficção científica com expressão de potencial elevado para atingir a todos os públicos em seu letramento“, salientam.

Crédito: divulgação Grupo AMSEC.

O olhar do ensino de ciência sobre a ficção científica e de como apropriar-se e agregar conhecimento através desta exploração acadêmica. O desejo da união dos dois campos e o papel desempenhado para o desenvolvimento do ensino e educação científica“, complementam. O Grupo de Estudos Animê, Mangá e SciFi (Ficção Científica) no Ensino de Ciências (AMSEC) explora a ciência contextualizada na esfera de produções culturais em animê e mangá, além da própria ficção científica, em diálogo com as artes plásticas, a literatura, o cinema e outras manifestações intelectuais.

Dentre suas propostas, objetivam estimular o pensamento criativo, ressaltar a abordagem que se pode perceber nesta produções culturais, em especial, na ficção científica para o ensino de ciências. Esta última percepção já é enormemente corroborada pela produção acadêmica de diversas universidades e centros acadêmicos de pesquisa.

 

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading