
A editora Conexão 7 lançou recentemente o livro “Guerra, Cultura e Política – Novos Estudos sobre o Brasil na Segunda Guerra”, uma obra que reune 14 artigos que possuem abordagens recentes, fruto de novas pesquisas realizadas no Brasil e no exterior, sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Trata-se de uma das obras mais completa já lançada no Brasil sobre o assunto, segundo seus organizadores, especialistas com anos de pesquisa sobre o tema.
Com uma linguagem fácil e direta, o livro transita entre os vários campos da história, como também da sociologia e relações internacionais. Conforme informado, essas novas pesquisas embasadas em materiais inéditos, oriundos de arquivos públicos civis e militares, do Brasil e exterior, revelam detalhes para a compreensão da magnitude da decisão que levou um país pobre e atrasado a ser par das grandes potências beligerante naquele momento. “Em suas páginas o leitor faz um percurso que o conduz das reflexões sobre as relações internacionais à cultura e religiosidade dos soldados“, explicam idealizadores do projeto.
Vinícius Ramos, professor, historiador, pesquisador e colunista da Revista Intertelas, participa desta coleção em co-autoria com Diego Ramos em capítulo sobre a participação de atletas do Botafogo na Força Expedicionária Brasileira. O também apresentador e co-produtor do programa Comunicação & Trabalho, da Intertelas, abordou o tema em episódio disponível no Spotify. Confira abaixo.
Organizado pelos professores Fernando da Silva Rodrigues, Francisco Carlos Teixeira e João Claudio Platenik Pitillo, a publicação ainda conta a apresentação de Frank D. McCann, um dos maiores estudiosos no assunto em todo o Ocidente, que faleceu em abril deste ano, antes de poder ver a obra concluída. Os organizadores e autores salientam que o lançamento desse livro é antes de tudo, um tributo a sua genialidade. A iniciativa marca a presença de outros escritores e escritoras como o professor Ivan Proença e a professora Maria Teresa Toríbio, ambos referência em brasilidade.

“A obra revela informações valiosas para a nova geração que pretende enveredar-se nos estudos sobre essa passagem tão marcante da história do Brasil. As análises aqui contidas compõem um cenário rico, preciso e abrangente sobre as situações que envolveram o Brasil no maior conflito da história da humanidade. A riqueza dos escritos contidos nessa ‘Coletânea’ permitiu que as áreas guerra, cultura e política estivessem todas juntas, formando uma miríade de saberes sobre o tema, capaz de preencher várias lacunas que pairavam a décadas sobre o Brasil na guerra”, afirma o site da editora.
Deixe seu comentário