Curso de Mandarim (leitura instrumental) oferece curso online sobre o clássico “A Arte da Guerra” de Sun Tzu

Monumento a Sun Tzu na cidade de Yurihama, província de Tottori, Japão. Crédito: reprodução da internet.

O Curso de Mandarim (leitura instrumental) oferece curso online O autoconhecimento em Sun Tzu sobre o clássico “A Arte da Guerra”, escrito por um dos maiores filósofos da China antiga. As aulas serão ministradas pelo professor de filosofia chinesa clássica Chiu Yi Chih (邱奕智) que, além de filósofo, é tradutor, poeta, mestre em filosofia antiga grega pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em letras clássicas (grego clássico-português/USP). Ele realizou a tradução dos clássicos “Dao De Jing” de Laozi, publicado pela editora Mantra-2017, “Vazio Perfeito” de Liezi e “A Arte da Guerra” de Sun Tzu, em versão bilíngue comentada.

O início das aulas ocorre no dia 20 de outubro e segue até o dia 8 de dezembro deste ano de 2021, somando, ao todo, oito encontros. A turma será composta de três a, no máximo, oito alunos. A programação é de uma aula por semana, com duração de duas horas, sempre nas sextas, das 10h até 12h, através da plataforma Google Meet.

O investimento é R$ 360,00 à vista, ou em duas parcelas de R$ 180,00; lembrando que o pagamento deve ser feito via depósito bancário e envio de comprovante por correio eletrônico. Após cada aula, o aluno receberá por e-mail o resumo do conteúdo abordado. É preciso ainda adquirir a tradução do livro “A arte da guerra” (comentada), realizada pelo professor, que está publicada pela Editora Edipro (clique aqui) e disponível à venda em outras livrarias e sites (clique aqui). Não é necessário o conhecimento da língua chinesa como pré-requisito. As inscrições devem ser realizadas pelo email: winnerchiu@gmail.com

Este slideshow necessita de JavaScript.

Segundo as palavras do pesquisador Chiu Yi Chih, ao contrário do que é muito divulgado, “A Arte da Guerra” de Sun Tzu não é somente um livro que aborda as estratégias para a conquista da vitória no confronto bélico. “É também a arte do conhecimento de si mesmo e das circunstâncias. Como os acontecimentos jamais permanecem num padrão estável, reconhecer a mutabilidade dos fenômenos é essencial para agirmos com eficácia. Sendo mais flexíveis e agindo com mais desenvoltura, estaremos menos apegados aos velhos hábitos e prejulgamentos que acumulamos ao longo de nossas experiências e mais habilitados para nos adaptar às circunstâncias. Por isso, como avaliarmos certas situações e evitarmos riscos desnecessários? Como desenvolvermos o conhecimento estratégico, a capacidade adaptativa, a criatividade e a arte de se beneficiar das condições, sem desconsiderar a importância da conduta ética?“, salientou o professor.

Conforme informado, no curso online sobre a obra de Sun Tzu, tais questões de natureza psicológica, ética e epistemológica servirão como fios condutores para abordar o processo de autoconhecimento, junto com os comentários do próprio tradutor e especialista publicados no livro e auxiliados pelos comentadores chineses antigos como Zhuge Liang, Liuji e pelo pensador moderno Ji Jing Shu. Chiu Yi Chih (邱奕智), atualmente, é professor no Centro Cultural de Taipei (São Paulo) e em cursos online.

Nascido em Taiwan e naturalizado brasileiro, é também praticante de Tai-Chi. Publicou um livro de poesia “Naufrágios” pela Multifoco-2011, um livro de ensaios filosóficos e poemas “Metacorporeidade” pela Córrego-2016, além do intitulado “Caminho taoísta” (2021). Em breve publicará o seu novo livro de poesia “Osso Vazio”. Atualmente vem pesquisando as obras de Zhuangzi, os Sutras do Budismo Chan. Para mais informações sobre essa iniciativa e outras atividades a serem realizadas no futuro, acesse o site do Curso de Mandarim (leitura instrumental).

Assista ao vídeo abaixo gravado pelo professor Chiu Yi Chih (邱奕智), em que ele apresenta mais detalhes sobre o conteúdo a ser abordado no presente curso

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: