
A Índia é famosa pelo seu gigantesco sistema de trem. Uma das linhas mais charmosas, a Kalka-Shimla, patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) desde 2008, é um dos feitos de engenharia mais incríveis do país, com seu “trem brinquedo”. Essa linha de trem atravessa montanhas e florestas por 103 túneis e mais de 900 pontes. A viagem demora cerca de 6 horas até Shimla, a residência de verão dos governantes britânicos por vários anos. Mais de dois terços da rota é composta de curvas.

Construído pelos britânicos em 1903, o “trem brinquedo” conecta as planícies a Shimla, a cidade conhecida como a “rainha das estações de montanha” do país. A linha Kalka-Shimla tornou essa charmosa cidade mais acessível e popular. Shimla sedia uma famosa corrida de bicicletas, o MTB Himalaya. Localizada nas franjas do sudoeste da Cordilheira dos Himalaias, Shimla, a 2.200 metros acima do nível do mar, é hoje capital do estado de Himachal Pradesh, no Norte da Índia. Durante o escorchante verão da Índia, quando a temperatura em cidades próximas do deserto ultrapassam os 50 graus Celsius, a fuga para as montanhas de Shimla é obrigatória. Foi por isso mesmo que na época da colonização, Shimla virou a capital de verão do Raj britânico.

Mas, no inverno, Shimla fica branca. O nome da cidade está relacionado com a divindade hindu Shyamala Devi, um avatar da deusa Kali. Entre as atrações turísticas estão várias de suas construções do período do Raj Britânico, erguidas nos estilos Tudorbethan (que procurou reviver a Era dos Tudor, no final do século 19) e neogótico ( o renascimento da arquitetura gótica medieval, no século 18). Para quem gosta de templos, o Jakhoo é imperdível. Dedicado à divindade Hanuman, o deus-macaco do Hinduismo, o templo Jakhoo fica localizado no alto de uma montanha de mesmo nome e possui uma imensa estátua dessa divindade. A vista é de tirar o fôlego: pode-se ver os Himalaias.
Fonte: Texto originalmente publicado no Beco da Índia.
Link direto: http://becodaindia.com/o-trem-brinquedo-que-cruza-100-tuneis-e-900-pontes/
Deixe seu comentário