
A gigante de streaming global Netflix está considerando dar uma recompensa adicional aos produtores coreanos de “Round 6”, já que se tornou a maior série original da plataforma, disse um alto funcionário da empresa, na semana passada. Dean Garfield, vice-presidente de políticas públicas da Netflix, disse, na ocasião, que sua empresa está em negociações com as equipes de produção, incluindo o diretor Hwang Dong Hyuk, sobre o pagamento de bônus especiais, disse o deputado Kim Yeung Shik.
O oficial da Netflix fez a observação durante uma reunião com Kim, enquanto visitava Seul para reuniões com funcionários sul-coreanos das autoridades de serviços de informação e do parlamento, incluindo Kim Hyun, vice-presidente da Comissão de Comunicações da Coreia. O sucesso fenomenal de “Round 6” gerou polêmica na Coreia do Sul sobre o monopólio da Netflix de toda a propriedade intelectual da língua coreana em que a empresa investe sem recompensa adicional aos criadores locais. Assim, este foi o primeiro comentário de um funcionário da empresa sobre o assunto polêmico.
O thriller em sul-coreano “Round 6”, lançado em setembro, tornou-se o programa original da plataforma mais popular e de amplitude mundial, atraindo mais de 140 milhões de famílias nas primeiras quatro semanas de lançamento. De acordo com os meios de comunicação dos Estados Unidos, a Netflix gastou US $ 21 milhões com a série, mas teve um lucro estimado de US $ 900 milhões com o aumento dos assinantes e alta das ações. Contudo, o diretor Hwang e os membros da equipe, que supostamente concordaram com uma margem fixa de 10 por cento para o custo total de produção, não tiveram nenhuma receita adicional e incentivos decorrentes do sucesso global da série.
Além disso, Garfield também disse que a Netflix está buscando outras formas alternativas para resolver disputas com empresas de telecomunicações sul-coreanas e reguladores sobre o custo do uso da rede local. O streamer, que se recusou a pagar pelo uso da rede, perdeu uma ação judicial contra o provedor de serviços de Internet local SK Broadband Co. (ISP) em junho. O governo sul-coreano recentemente aumentou a pressão sobre a Netflix para pagar as taxas de uso da rede. No mês passado, o presidente Moon Jae In disse que as plataformas globais devem cumprir suas responsabilidades de acordo com seu tamanho e ordenou que o governo analise a disputa envolvendo a Netflix.
Fonte: Texto originalmente publicado em inglês no site da Yonhap.
Link direto: https://en.yna.co.kr/view/AEN20211103007500315
Tradução e adaptação – Alessandra Scangarelli Brites – Intertelas
Deixe seu comentário