
Do Kamasutra, passando pelas receitas da Aiurveda, até as telas de Bollywood, o Paan é recomendado em manuais de comportamento, de culinária e de medicina tradicional, e exibido em cenas de filmes. Esse digestivo, purificador de hálito, que pode ser afrodisíaco, é um hábito nacional na Índia. Os indianos o consomem há séculos após as suas condimentadas refeições.
Feito com folhas de betel recheadas com uma série de ingredientes, como cardamomo, noz moscada, cravo, aniz, erva-doce, noz de areca, frutas secas e coco ralado, essa trouxinha triangular verde é oferecida nas ruas por vendedores ambulantes, nos restaurantes e nas casas. As vendinhas de paans encontradas em todas as cidades indianas são chamadas de paanwallahs, que costumam ser também um ponto de encontro dos locais.

As receitas de paan variam muito, mas algumas delas incluem no recheio uma porçãozinha de tabaco. Versões mais modernas, muito apreciadas pelos jovens, acrescentam um pouco de chocolate na mistura. Nos casamentos indianos, costuma-se distribuir paan para os convidados. No estado de Bengala Ocidental, as noivas chegam na cerimônia de casamento com seus rostos cobertos por folhas de betel.
As famílias indianas guardam a sete chaves suas receitas de paan. Esse purificador de hálito natural é citado em textos hindus antigos, datados desde o século 6, e as folhas de betel aparecem no épico Mahabharata. Mas o hábito de mascar o paan não é restrito à Índia: também existe em outros países do Sul da Ásia.

Com os chefs indianos cada vez mais criativos, o paan é usado em receitas como kulfis (sorvete indiano) e bebidas. No Sul da Índia, as folhas de betel são usadas em algumas receitas de arroz. O ritual de dobrar as folhas é um show à parte e muitas vezes o cliente paga para ver o paanwallah preparar o paan na frente dele.
São inúmeras as cenas de cinema com paan. Em uma delas, o ídolo das telas Amitabh Bachchan canta uma música sobre o paan feito na cidade de Varanasi em um super sucesso de 1978: o filme Don. E como se não bastasse tudo isso, o paan também é enaltecido no antigo Kamasutra, escrito há séculos, como uma excelente oferenda de uma amante para outro, já que teria propriedades afrodisíacas.
Fonte: Texto originalmente publicado no Beco da Índia.
Link direto: http://becodaindia.com/recomendado-pelo-kamasutra-e-exibido-em-filmes-de-bollywood-o-paan-e-um-habito-nacional-na-india/
Deixe seu comentário