“OTAN nunca prometeu não se expandir”, diz secretário-geral da Aliança Atlântica

Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN. Crédito: Bloomberg.

Jens Stoltenberg, secretário-geral da Aliança Atlântica, negou em entrevista à agência alemã DPA que a OTAN tenha prometido não alargar o número de Estados-membros durante e logo após o final da Guerra Fria. “Além disso, há documentos dos anos 1970 e 1990 – os Acordos de Helsinque [1973-1975], a Carta de Paris [1990], o Ato Fundador Rússia-OTAN [1997] e múltiplos outros acordos, que dão a entender claramente que cada país pode definir seu destino livremente. Trata-se de um princípio fundador da segurança europeia, que foi subscrito pela Rússia. Nós não podemos mudá-los com algumas citações“, defendeu o secretário-geral.

Stoltenberg afirmou que os aliados negaram que alguma vez tenham sido feitas promessas de não expansão da OTAN. Segundo o secretário-geral da OTAN, o próprio Mikhail Gorbatchiov, ex-líder da URSS, disse que a questão da expansão da OTAN para leste não foi discutida antes da reunificação da Alemanha em 1990.

A Rússia tem protestado contra a expansão da OTAN desde os anos 1990, considerando que a presença militar do bloco junto de suas fronteiras constitui uma ameaça direta ao país. Na última quinta-feira, 16 de dezembro, Moscou propôs um projeto de acordo com a OTAN, entre cujos pontos principais incluem-se o não alargamento da Aliança Atlântica para leste e a não colocação de armas nucleares na proximidade direta entre os dois lados.

Fonte: Texto originalmente publicado no site do Sputnik Brasil.
Link direto: https://br.sputniknews.com/20211223/otan-expansao-jens-stoltenberg-20796012.html

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: