Antiga igreja bizantina em Gaza abre como museu público mais de uma década após a descoberta

Visitantes percorrem o local de uma antiga igreja bizantina no campo de refugiados de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, em 24 de janeiro de 2022. Crédito: Rizek Abdeljawad/Xinhua.

No campo de refugiados de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, uma antiga igreja bizantina, que foi reconstruída como um museu público pelo Ministério de Turismo e Antiguidades do Hamas, foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 24 de janeiro. Estabelecida há 1.700 anos como propriedade real, a emblemática igreja foi descoberta em 1998, quando trabalhadores de Gaza estavam reconstruindo uma importante rodovia que atravessa todo o enclave palestino de norte a sul, de acordo com Nariman Khella, funcionário do ministério. Além de moedas e peças de cerâmica, túmulos de imperadores e fiéis foram encontrados no local, disse Khella à Xinhua, agência chinesa de notícias.

A restauração da igreja histórica, no entanto, encontrou inúmeros fracassos em meio a rodadas de combates entre Israel e os militantes palestinos em Gaza, até que a Premiere Urgence, uma organização não governamental internacional, lançou, em parceria com as autoridades culturais palestinas, um programa financiado em 2018 que visa preservar e promover o patrimônio cultural na Faixa de Gaza. “O programa designou um grupo de estudantes de arqueologia para o trabalho de restauração da igreja. Eles restauraram e poliram dezenas de retratos de mosaicos antigos no chão da igreja“, disse Khella.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Especialistas internacionais também vieram à Gaza para treinar seus homólogos locais na gestão e proteção da igreja, antes e após a conclusão de sua restauração. Esta igreja cobre uma área de 850 metros quadrados e tem um total de 400 imagens em mosaico no chão, disse Jamal Abu Rida, outro funcionário do ministério, esperando que esses sítios arqueológicos possam ajudar a impulsionar o turismo doméstico na Faixa de Gaza, considerada um importante centro regional e corredor comercial da história.

Se a calma prevalecer em Gaza, o turismo estrangeiro também poderá explorar estas relíquias, acrescentou. “Não há dúvida de que os cristãos de todo o mundo adoram visitar suas igrejas antigas e conhecer seus lugares, e esperamos que isso aconteça um dia”, explicou o funcionário palestino. Lar de mais de 2 milhões de pessoas, a Faixa de Gaza, bloqueada por Israel, é uma das regiões mais antigas conhecidas na história, pois mercadores árabes costumavam visitá-la para fazer comércio.

Fonte: Textos originalmente publicados em inglês no site da Xinhua
Link direto: https://english.news.cn/20220126/b5c4ad6246e94f749474dcb998b33bac/c.html

Tradução e adaptação – Alessandra Scangarelli Brites – Intertelas

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading