Cuba: começam, em Havana, as sessões do Prêmio Literário Casa das Américas 2022

A 62ª edição do Prêmio Literário Casa das Américas reservou hoje uma conversa sobre escrita e leitura na pandemia com os narradores que compõem o júri de novelas da presente convocação. Crédito: Prensa Latina.

Com a chegada dos jurados à sede da Casa das Américas iniciaram, nesta segunda-feira, 24 de janeiro, as sessões da 62ª edição do Prêmio Literário da instituição, que tem como convidado especial o poeta argentino Jorge Boccanera. A premiação retorna após a pausa forçada pela atual pandemia, com mais de 1.600 obras enviadas para participar do evento. O diretor do Centro de Pesquisas Literárias, Jorge Fornés, que lidera a equipe de realização do prêmio, explicou que, no marco da iniciativa, os jurados farão reuniões presenciais e à distância para deliberar e outorgar os prêmios. Para a avaliação de poesias, além de Boccanera, ao júri também estão integradas a poeta, atriz e educadora popular guatemalteca Rosa Chávez e a escritora, crítica e tradutora argentino-cubana, Basilia Papastamatíu.

Outros jurados

Para Novela, os encarregados são a narradora e editora chilena Claudia Apablaza; a narradora e jornalista cubano-porto-riquenha Mayra Montero; o poeta, narrador e editor equatoriano Santiago Vizcaíno e a escritora cubana Dazra Novak. Os ensaios de tema histórico-social serão julgados pelo historiador e ensaísta peruano Carlos Aguirre, o ensaísta e editor argentino Mario Santucho e o historiador cubano Yoel Cordoví.

Após um processo de pré-seleção, ficaram 52 ensaios, 41 concursantes em poesia e 47 em novela, sendo Argentina, Cuba, México e Colômbia, respectivamente, os países com maior número de concursantes. Entre as atividades que reserva o programa do Prêmio Literário destacam-se a apresentação do número 304-305 da Revista Casa das Américas e dos livros ganhadores da edição de 2020; a inauguração da exposição “Ferozmente seu”, Leon Ferrari, que encerra o ano temático dedicado à obra deste transgressor artista argentino. O evento terminará na próxima sexta-feira com a entrega dos prêmios correspondentes na Sala Che Guevara da Casa das Américas. Premiação é a mais antiga de seu tipo no continente e faz sua entrega anual desde 1959.

Fonte: Texto originalmente publicado no Diálogos do Sul e TeleSur, com adaptações da Intertelas.
Link direto: https://dialogosdosul.operamundi.uol.com.br/cultura/72923/cuba-comecam-em-havana-as-sessoes-do-premio-literario-casa-das-americas-2022

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: