
Hoje, dia 8 de fevereiro de 2022, foi realizada a cerimônia da doação de 792 mangás para a Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha. O evento aconteceu na sede do Governo do Estado do Espírito Santo – Palácio Anchieta, com a presença do governador José Renato Casa Grande, do cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, do diretor geral da Fundação Japão, Masaru Susaki, além de outras autoridades do governo estadual e representantes da colônia japonesa no Espírito Santo. Esta doação foi realizada pela Fundação Japão, por intermédio do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.
Conforme relata Susaki, este projeto iniciou-se após uma consulta realizada pela Embaixada Japonesa para a Fundação Japão, sobre a doação de mangás japoneses traduzidos para o português à Biblioteca Nacional de Brasília, projeto este que foi realizado com sucesso. “Na cerimônia de doação, entre as autoridades presentes, tivemos a presença do representante do Ministério da Educação do Governo Federal, onde tivemos o prazer de tomar o conhecimento do alto nível de interesse nos mangás japoneses pelo governo brasileiro”, disse o diretor geral da fundação.
Assim, foi decidido estender o projeto com a doação desses livros também para outras bibliotecas públicas dentro do território brasileiro. Através da intermediação dos consulados japoneses, foram selecionadas outras sete instituições acolhedoras dessa doação. “Esperamos que através deste projeto de doação, possamos fomentar não somente o interesse pela cultura japonesa através dos mangás, mas também a construção de laços futuros”, conclui Susaki.
Segundo informado pela assessoria do governo estadual, em seu site, o secretário da cultura Fabricio Noronha lembrou que essa é a terceira vez que uma comitiva do consulado japonês vem ao estado em viagens que inclui a visitação a diversos espaços culturais. “A partir disso, temos estruturado outras parcerias que visam aproximar os dois países. Agora, a Biblioteca Pública passa a ter um setor exclusivo dedicado aos mangás com títulos diversos. De uma forma geral, os mangás estimulam a leitura para o público jovem, além de aproximar a cultura oriental com a ocidental. Para além dessa parceria, temos conversado sobre a itinerância de exposições de arte”, completou Noronha.
Ainda como informado, a gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Marcelle Queiroz, declarou: “Os mangás são destinados para públicos de todos os gostos e idades. Ficamos muito felizes com essa doação e com a expectativa de atrair um público cativo desse tipo de acervo, de leitores de HQ e mangás”, observou.
Deixe seu comentário