
A Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), através do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abre inscrições para a oficina Figurino na História do Cinema, ministrada pela professora, historiadora e pesquisadora Laura Ferrazza. A atividade, que integra o projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande, será realizada em 20 encontros, de 2 de março a 14 de abril de 2022 (às quartas, quintas e sextas-feiras), das 14h às 17h, em formato virtual, pela plataforma Zoom. Questões relacionadas às técnicas e à estética envolvidas na pesquisa e produção de figurinos de cinema serão alguns dos temas abordados no curso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 1º de março pelo formulário disponóvel online (clique aqui).
”Através dos figurinos, temos o registro de uma época. A cadeia produtiva do audiovisual, que passa pela indumentária, é ampla e diversificada, envolvendo designers, costureiros, fornecedores, entre vários outros profissionais. Além de apresentar as dimensões artística, cultural e histórica, se liga, também, diretamente à geração de emprego e renda. A possibilidade de atender a produções locais e internacionais, com conhecimento de repertório e capacidade de criação estética”, destaca o diretor do Iecine, Zeca Brito.
Programa das aulas
- Introdução: o conceito de figurino e sua aplicação no cinema;
- Figurinos, da invenção do cinema à década de 1910;
- A pesquisa para a produção de figurinos;
- A década de 1920: cinema mudo, experimentação e expressão nos figurinos;
- Anos 30: o cinema falado e os figurinos na era dos grandes estúdios;
- Anos 40: do preto e branco ao colorido, novas revoluções nos figurinos;
- A relação entre a moda e os figurinos de cinema;
- Anos 50: os anos dourados nos figurinos de cinema;
- Ano 60: novas estéticas e novo comportamento nos figurinos de cinema;
- Anos 70: um novo jeito de fazer cinema e o impacto nos figurinos;
- Anos 80: diversidade estética nos figurinos;
- Anos 90: do conceitual ao tradicional nos figurinos de cinema;
- Anos 2000: as novas tecnologias e os figurinos;
- Anos 2010: os figurinos na era dos streamings;
- Conclusão: balanço final, o futuro dos figurinos e seus desdobramentos em outras mídias audiovisuais, as séries e a televisão.

Laura Ferrazza tem ampla experiência como professora universitária nas áreas de história da arte, história da moda e história e imagens. Pós-doutorado pelo Programa de Pós- Graduação em História da UFRGS. Estágio doutoral na Universidade d Paris I – Sorbonne, com pesquisa documental nos acervos do Museu do Louvre. Autora do livro: “Quando a arte encontra a moda”, 2018, Ed. Zouk. Desde 2017, atua como colunista no blog Estado da Arte, do jornal O Estado de S. Paulo.
Já ministrou dezenas de cursos de curta duração, onde destacam-se: “Os Artistas e a Moda”, “Corpo e Moda: o nu e o vestido na história da arte”, “Moda e Fantasia”, “Quando a Arte Encontra a Moda”, entre outros. O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal e tem apoio da Cinemateca Paulo Amorim.
Deixe seu comentário